Investimentos qualificam atendimento do SAMU em Itapevi

Servios_SAMU1O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itapevi vem sendo ampliado e qualificado por parte da administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Em menos de três meses, o departamento já conquistou uma nova sede, novos equipamentos e um novo veículo para o serviço de urgência.

Vinculado à Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi, o SAMU ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. As ocorrências vão desde acidentes de trânsito, atropelamentos, remoção de gestantes ou a simples locomoção de pacientes, que precisam fazer exames ou serem internados em outras unidades de saúde.

Nos últimos meses, a Prefeitura construiu e entregou uma nova base para o SAMU em Itapevi. “Sendo Itapevi a central reguladora do SAMU na região oeste, congregando os serviços em Carapicuíba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, o setor necessitava de um local adequado para execução de suas atividades”, comentou o secretário dr. Sidney Sepulcre.

Situada na região central da cidade, ao lado do Pronto Socorro Municipal, em um espaço de 145 m², a nova sede conta com salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa.

Além disso, há duas semanas, a prefeita Dra. Ruth Banholzer visitou a sede quando da chegada da nova viatura para atendimento de urgência do SAMU. Trata-se de um veículo Renault, dotado de oxímetro, desfribilador, respirador mecânico, entre outros equipamentos, em um total de investimentos no valor de R$ 104 mil. Segundo o SAMU de Itapevi, a unidade foi solicitada há cerca de seis meses, em função da renovação periódica de equipamentos e da expansão do serviço realizado na cidade, demandando o aumento do número de viaturas para atendimento emergencial.

Atualmente, o SAMU de Itapevi dispõe de seis viaturas, sendo cinco Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, bem como uma ambulância comum, um veículo Uno, para uso administrativo, e uma motolância. “Temos em Itapevi um serviço de excelência no atendimento a emergências, com profissionais capacitados e aptos para a atuação junto aos moradores. Buscamos garantir ainda mais qualidade ao serviço, investimento em equipamentos e estrutura”, disse a prefeita.

 

SAMU 192

Implantado pela prefeita Dra. Ruth em 2006, o SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, como residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita feita para o telefone 192.

Entre as situações na qual o serviço deve ser chamado é: na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de intoxicação exógena; queimaduras graves; maus-tratos; em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; em crises hipertensivas; quando houver acidentes/trauma com vítimas, dentre outros

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

 

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