Técnica de alfabetização é desenvolvida pelo departamento de Inclusão da Prefeitura de Itapevi

Alfabetizao_NEEIA Prefeitura de Itapevi tem expandido os programas de Inclusão Social realizados nas escolas da rede municipal de ensino, graças aos projetos elaborados pelo NEEI – Núcleo Especializado de Educação Inclusiva.

Departamento vinculado à Secretaria de Educação e Cultura, que tem por objetivo desenvolver a comunicação de crianças com necessidades especiais, instruindo-aS de maneira autônoma e independente, dentro de suas possibilidades.

Por meio de um projeto inovador chamado “Brincando com as Mãos”, o departamento está realizando atividades lúdicas para crianças com dificuldades de aprendizagem, utilizando o alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o alfabeto comum da Língua Portuguesa, fazendo com que o aluno chegue à escrita convencional.

Em 2010, o método foi utilizado com alunos do 5º ano do CEMEB Machado de Assis, onde, dos 11 envolvidos no projeto, 9 conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, antes não adquirida.

“Para se trabalhar com crianças que tenham dificuldades de aprendizagem e alfabetização é importante que sejam criadas estratégias que ajudem o aluno a desenvolver a capacidade de relacionar o verbal e o escrito, mostrando que existem diferentes formas de alfabetização e aprendizagem” disse a coordenadora do NEEI, Maria Lúcia Dias Teles.

Neste ano, as professoras Simone de Campos, Sênia Maria Saraiva e Sandra Mara trabalharão com 6 alunos do CEMEB Eliza de Oliveira Ribeiro. As aulas foram iniciadas na quarta-feira (23), e ocorrem quinzenalmente, se estendendo até o mês de setembro.

“Muitas crianças, necessariamente, não são portadoras de necessidades especiais, mas possuem dificuldades de aprender o básico leitura e da escrita. A equipe do NEEI consegue dar auxílio a estes alunos, trabalhando com liberdade, criatividade e todo o carinho necessário para que eles se desenvolvam”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados