Guarda Municipal de Itapevi inicia projeto de Patrulhamento Aproximado em oito bairros

Entrega_Novas_ViaturasComo parte do cronograma de atividades relacionadas aos quinze anos de trabalho da Guarda Municipal, a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, lançou o projeto de Patrulhamento Aproximado, nesta terça-feira (28), no Espaço Cultural 930.

A ação, que visa proporcionar maior integração entre a corporação e a comunidade na prevenção à violência, consiste na disponibilização de uma viatura por bairro, para que ocorrências de diversas naturezas possam ser atendidas em menos tempo e com maior praticidade pelos agentes.

Segundo o secretário de Segurança e comandante da Guarda, Kleber Ferreira Maruxo, os bairros serão atendidos conforme os estudos de demanda por necessidade, realizados pelo órgão. “O guarda ou patrulheiro do bairro será o elo entre a comunidade e os órgãos competentes, podendo orientar a população em ocorrências de qualquer natureza. Nosso maior intuito é proporcionar, em primeiro lugar, um trabalho preventivo à sociedade, mas repressivo, quando necessário”, afirmou Maruxo.

A partir desses estudos, a Secretaria de Segurança estabeleceu que os primeiros bairros alcançados pelo projeto serão Jardim Vitápolis, Jardim Santa Rita, Jardim Bela Vista, Jardim Rosemary, Chácara Santa Cecília, Parque Suburbano, Quatro Encruzilhadas e Centro. Cada bairro terá sua viatura personalizada, que circulará pelas ruas do bairro, podendo atender a ocorrências de localidades próximas, conforme a demanda. Além das viaturas setoriais bairro a bairro, a Prefeitura também adquiriu dez novas motocicletas Yamaha, que executarão apoio às unidades do Patrulhamento Aproximado.

A prefeita Dra. Ruth discursou sobre a importância dos recursos investidos na Guarda Municipal como fator importante para uma maior sensação de segurança na cidade, relembrando que Itapevi chegou a atingir o oitavo lugar no ranking de cidade mais violenta do estado, na última década.

“As pessoas tinham vergonha de falar que moravam em Itapevi. Não só pela violência, mas também pela falta de estrutura que compunha o município. Hoje, Itapevi está em pleno desenvolvimento e nossa Guarda Municipal é referência na formação de novos agentes. Agradeço ao comandante Maruxo por seu empenho a frente da Secretaria de Segurança e, especialmente, cada um dos guardas que compõe este grupo em combate a violência”, afirmou a prefeita.

Ao final do evento, em um gesto simbólico, o secretário Maruxo entregou as chaves das viaturas às mãos da prefeita Dra. Ruth, que estava acompanhada pelo juiz da Vara Cível de Itapevi, dr. Diogo Bonilha, e do presidente do Conselho Municipal de Segurança – CONSEG, Hermógenes Sant’Anna.

15 anos

Até a próxima semana, a Guarda Municipal promoverá uma série de atividades relacionadas aos quinze anos de fundação. Dentro da programação comemorativa está também a formatura de novos guardas municipais, no sábado (01), aula inaugural da nova turma de GCM’s com início na segunda-feira (3), além da entrega de novos armamentos e de encontro de bandas e de canis de Guardas Municipais.

Hoje a Guarda Municipal conta com 252 agentes em uma base estruturada no bairro do Itaqui, entregue pelo governo da prefeita Dra, Ruth Banholzer, em 2007, com amplo espaço, onde se abriga a base do Canil e da banda da Guarda, além da Central de Videomonitoramento com 30 câmeras espalhadas pelas principais ruas e avenidas da cidade em auxílio a segurança da população.

 

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

Relacionados