Saúde de Itapevi se destaca com Programa Municipal de Controle de Obesidade

O Ambulatório Médico de Obesidade de Itapevi foi criado pela Prefeitura em 2013, e o infantil começou a funcionar em julho de 2014. A iniciativa já beneficiou mais de 2,5 mil pessoas que necessitavam deste atendimento específico.

O Ambulatório de Obesidade adulto e o infantil, funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab I (rua Sebastião Mamede, 205 – Cohab I, Setor D). Lá os pacientes recebem uma ampla avaliação, permeando orientações e tratamento, os quais são desenvolvidos dentro de um programa multidisciplinar, acompanhado por profissionais como psicólogo, nutricionista, educador físico e acupunturista. Segundo dados da Secretaria da Saúde, desde o início do funcionamento dos Ambulatórios, mais de 5 mil quilos foram eliminados.

A preocupação do município é atender as pessoas que possuam Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, integrantes do grupo que se enquadram na linha de obesidade, inclusive crianças.

A Prefeitura também mantém, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer, de Educação e da Saúde, ações interligadas para a melhoria da saúde dos jovens e crianças que fazem parte do programa. Trabalho realizado com a parceria das escolas que encaminham as crianças obesas para realizarem tratamentos no Ambulatório, que por sua vez, aciona a Secretaria de Esportes e Lazer para incluir os pacientes nas atividades desenvolvidas pelo Centro de Iniciação Esportiva e Social (CIESI), a fim de melhorar o convívio social da criança e estimulá-la a desenvolver práticas esportivas. 

Após iniciar o tratamento, o paciente vai aprendendo gradativamente a mudar seus hábitos por meio da reeducação alimentar e outras orientações recebidas no decorrer do acompanhamento com os especialistas. Este novo ciclo de vida  ajuda a prevenir doenças como o diabetes e as cardiovasculares, como a hipertensão, além de melhorar a autoestima. O intuito dos procedimentos é  garantir a perda de peso aos poucos melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Além do Ambulatório Médico de Obesidade, a Prefeitura de Itapevi está ampliando os serviços de saúde na cidade com a construção da UPA 24h, que já está na reta final, a UBS na Vila Santa Rita e USF no Jardim Rosemeire, além do Centro de Referência da Mulher que estão em andamento.

Em dezembro de 2014, o Programa foi apresentado no “Seminário Nacional de manejo da Obesidade” em Brasília como uma experiência exitosa.

 

Relacionados