Itapevi adere ao Programa de Reciclagem de Óleo Comestível (PROL)

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a SABESP, iniciou em 2015 o Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (PROL), que consiste em conscientizar a população sobre a importância da realização da coleta e reciclagem do óleo de fritura.

O objetivo da ação conjunta entre os setores públicos é diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de óleo na rede de esgoto. O PROL propõe recolher o óleo utilizado em bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos comerciais que estejam cadastrados ao programa.

Em princípio, o recolhimento da substância será realizado periodicamente pela Secretaria do Meio Ambiente, na região central da cidade.  Lembrando que muitas residências e pontos comerciais, em especial bares e restaurantes, ainda despejam o óleo utilizado na cozinha direto no ralo da pia e, consequentemente na rede de esgoto, desconhecendo os danos dessa ação ao meio ambiente.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, cada litro de óleo despejado em rios ou lagos, polui mais de 25 mil litros de água. Além disso, o óleo pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de resíduo  despejado indevidamente  na tubulação sanitária, causando a  impermeabilização do solo, gerando mau cheiro quando o óleo é descartado de maneira irregular.

Para aderir ao PROL, basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente por meio dos telefones: 4205-4345 / 4205-4347, pelo  e-mail [email protected] ou pessoalmente na rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro, de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h. Lembrando que o endereço mencionado acima, também serve como ponto de coleta. A orientação dos técnicos do programa é bem simples: o óleo usado nas frituras deve ser armazenado frio, em garrafas PET bem fechadas e entregues na própria secretaria.

Relacionados