Saúde de Itapevi recebe novos prêmios pela excelência na prevenção e tratamento da Tuberculose

Premios_TuberculoseO trabalho desenvolvido pela administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu na área da Saúde de Itapevi acaba de conquistar mais três prêmios de excelência concedidos pelo Governo Federal.

O departamento de Vigilância Epidemiológica foi reconhecido pela seriedade e competência com que tem tratado os casos de tuberculose pulmonar bacilífera nos últimos anos.

A premiação foi feita durante o V Encontro Nacional de Tuberculose e II Fórum de Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 02 de junho em Brasília. Representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer e toda a equipe de Itapevi, a coordenadora Marta Chiovetto Galvão recebeu três certificados do Ministério da Saúde: por ter possibilitado a cura de mais de 85% dos casos de tuberculose e alcançado valor superior a 95% no indicador de proporção de casos novos com encerramento informado, ambos em 2010, e por ter apresentado, em 2011, valor superior a 60% no indicador referente à proporção de casos novos da doença testados para HIV.

Segundo o Ministério, a atenção dada pela administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu contribuiu de forma expressiva para o controle da tuberculose no Brasil, doença responsável por dois milhões de mortes por ano no mundo, sendo que a maioria delas é causada justamente pelo abandono do tratamento ou descobrimento tardio.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura também já foi reconhecido também pelo Governo do Estado, que premiou Itapevi em 2010 e 2011, com o certificado ‘Qualidade nas ações de controle da tuberculose’, em função do cumprimento das metas estipuladas pela Secretaria de Estado da Saúde de, no mínimo, 85% de cura dos casos no tratamento da doença. 

“Prêmios como este, que só ocorrem graças à dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos, é que estimulam nosso trabalho realizado diariamente para melhorar cada vez mais a Saúde de Itapevi. Este reconhecimento solidifica ainda mais nossa política de governo, cuja grande missão é proteger e curar nossa população de doenças terríveis como a tuberculose”, avaliou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Uma das ações da administração é o Tratamento Supervisionado, realizado pela Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, que consta em fazer o paciente comparecer todos os dias a uma unidade de saúde próxima para tomar medicação, acompanhado da presença de um profissional. Este estímulo ao paciente consta em oferecer café da manhã com chocolate, leite, bolos e pães.

O tratamento tem duração de seis meses e a medicação é gratuita, distribuída pelo Programa de Controle da Tuberculose nas unidades. Essa estratégia visa acelerar a cura dos casos e reduzir as taxas de desistência do tratamento.

Com o objetivo de orientar a população e detectar possíveis casos da doença no município, profissionais da saúde realizam também a busca ativa, onde orientam pessoas que apresentem sintomas da doença, fazendo o exame de escarro para a confirmação e agendamento de consulta médica.

Relacionados