SAMU Regional Oeste Itapevi se apresenta em feira de emergência em saúde

Profissionais do Serviço Móvel de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Oeste Itapevi foram convidados a participar e fazer uma simulação, na 9ª Expo Emergência, uma feira de resgate, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e emergências químicas, que aconteceu entre os dias 05 e 07 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante a apresentações, que contaram com o tema “Inclusão ao Surdo”, os socorristas criaram uma simulação que envolvia o acidente com um skatista com trauma. Durante o atendimento à vítima a equipe do SAMU se comunicava, em Libras, com a mãe surda, colhendo informações complementares da vítima, como por exemplo que ele tinha diabetes.

Além da situação de emergência, o SAMU Itapevi teve um stand que contava com a demonstração de um sistema de adaptação de orelhão para atendimento aos surdos, além de vídeos de treinamentos e apresentações e distribuição de panfletos explicativos.

De acordo com a coordenação do SAMU Itapevi, administrada pela Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, os profissionais passam por treinamentos constantes para prestar sempre um atendimento mais humanizado. Isso porque, a equipe conta com um Núcleo de Educação Permanente, criado em 2014.

“O SAMU Itapevi está com profissionais cada vez mais capacitados para atender todos os munícipes, independente de suas limitações. Isso é fruto de muita dedicação de toda a equipe que se empenha e busca aprimorar os conhecimentos sempre que há oportunidade”, disse a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim dos Santos.

SAMU Itapevi

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Oeste Itapevi abrange os municípios de Jandira, Cotia, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista. O SAMU presta atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação – em Itapevi – que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada sobre os primeiros procedimentos.

Relacionados