Palestra e caminhada marcam Semana Mundial de Aleitamento Materno em Itapevi

Em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Itapevi promoveu, no último dia 07, uma ação que mobilizou dezenas de pessoas entre palestra e caminhada. A questão da amamentação é extremamente relevante para a sociedade, por isso a semana de aleitamento materno é comemorada mundialmente. Neste ano, o tema foi “Mulher trabalhadora que amamenta, vamos tornar possível!”.

Diante disso, a palestra realizada pela advogada Fabíola Cassab, membro do comitê de aleitamento materno do Ministério da Saúde e da Rede Internacional em Defesa de Alimentos, abriu um debate sobre os benefícios da amamentação exclusiva, tempo ideal para amamentar e um breve histórico sobre as campanhas publicitárias que estimulem a comercialização de fórmulas de leite, que atualmente são proibidas.

Além disso, ela também falou sobre como funciona a legislação brasileira sobre a licença-maternidade, além de dar dicas sobre como criar um grupo de mães para trocar experiências e apoio às mulheres que têm dificuldade com a amamentação.

Após a palestra, o grupo saiu em caminhada, do Centro de Formação de Professores, Anísio Spínola Teixeira, percorrendo as principais vias da cidade, finalizando na Praça 18 de Fevereiro. Durante a caminhada, a equipe da Secretaria da Saúde distribuía panfletos explicativos, como forma de sensibilizar, promover, proteger e apoiar a causa.

O leite materno, além de proteger a criança contra diarreias, pneumonias, infecções de ouvido e alergias, propicia melhor desenvolvimento do sistema nervoso e menor chance de desenvolver diabetes, obesidade e hipertensão arterial na vida adulta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, recomenda-se que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida e complementada até os dois anos de idade ou mais. Portanto, é imprescindível que as pessoas estejam cientes da importância da amamentação.

“Essa ação tem o objetivo de estimular o aumento do índice de mães que amamentam seus filhos, pelo menos, até os dois anos de idade. Afinal, o leite materno possui os nutrientes, vitaminas e minerais ideais para a saúde da criança”, disse a secretária adjunta da pasta, Flávia Carotta.

Relacionados