SAMU Itapevi recebe nova motolância

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega oficial de mais uma motolância – motocicleta que realiza os primeiros socorros – ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento, que ocorreu no dia 13 de maio, contou com a presença do prefeito Jaci Tadeu.

A motolância tem a função de agilizar o processo de primeiros socorros. Em acidentes por exemplo, o serviço, por chegar ao local primeiro que as equipes em ambulâncias, pode prestar atendimentos emergenciais, organizar a cena e iniciar os cuidados com os feridos. O veículo é útil, principalmente, nos casos de doenças cardiovasculares, como infartos, ataques cardíacos e derrames cerebrais. Quanto mais rápido o atendimento, menor a sequela cerebral.

Durante a entrega, o prefeito Jaci Tadeu destacou a importância dos serviços prestados pelo SAMU. “O trabalho da equipe do SAMU é realizado com muita competência, qualificando a assistência pré-hospitalar. Por isso é considerado um serviço primordial no resgate a vítimas em diversas situações. A nova moto surge para trazer mais agilidade na atuação dos socorristas e, com isso, mais vidas poderão ser salvas”.

Além do profissional capacitado, a motolância também permite que diversos equipamentos importantes cheguem antes no local do atendimento, como por exemplo, um desfibrilador utilizado em paradas cardiorrespiratórias. Ainda, junto com a moto vai um respirador manual, equipamento de trauma como colar cervical, tala, atadura, material para sangramento, compressas, aparelhos para aferições de sinais vitais como pressão arterial, oxigenação no sangue, glicose e temperatura. Para solicitar o atendimento de emergência é preciso acionar o 192, a ligação é gratuita e o atendimento ocorre 24 horas por dia. É importante manter a calma durante a ligação e explicar quais são os sintomas para que o médico avalie a necessidade do envio da motolância para o atendimento.  

 

Relacionados