SAMU – Itapevi amplia sua atuação na cidade e realiza palestras sobre primeiros socorros na região

A administração municipal tem oferecido um serviço profissional e de qualidade para a população. Buscando a cada dia reciclar seus conhecimentos e técnicas acerca de procedimentos básicos de atendimento, os agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – com o apoio da Prefeitura – participam de aulas de capacitação. Outra medida adotada pelos profissionais é oferecer aos munícipes palestras expositivas de orientação dos primeiros socorros necessários e, a maneira de agir em casos de urgência ou acidentes domésticos.

É tanto que na última semana, o Programa Parceiros do SAMU – órgão vinculado à Secretaria de Higiene e Saúde – esteve na Companhia de Dança de Itapevi e uma equipe ministrou palestra sobre orientações de primeiros socorros. Nesse dia, cerca de 50 alunos da Cia de Dança receberam noções primárias de socorro e procedimentos básicos em casos de engasgo, desmaio, crise convulsiva e parada cardiorrespiratória.

Além dessa palestra, os agentes do SAMU vão ministrar ainda outros encontros nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Jd. Rosemeire, Jd. Ambuitá e Vila Gióia, direcionados aos profissionais da saúde. Eles receberão as mesmas orientações, além de, exclusivamente, instruções sobre técnicas de assistência a partos fora do ambiente hospitalar.

O Programa Parceiros do SAMU atua no município há três anos e, ao longo desse tempo, já realizou inúmeras palestras em escolas, unidades de saúde, empresas, comunidades e entidades assistenciais da região. Só neste semestre, os agentes já promoveram diversas aulas, como na empresa Carrefour e nas unidades de saúde do Jd. Vitápolis e do Parque Suburbano.

O objetivo da ação é orientar as pessoas sobre como e quando acionar as equipes de atendimento móvel de urgência e reduzir o número de trotes recebidos pelo SAMU, fato que prejudica o atendimento de quem realmente necessita. Para receber uma visita do programa, basta entrar em contato pelos telefones 4143-8200 / 4205-2037 ou pelo email [email protected].

Profissionais do SAMU recebem Curso de Libras

Além de ministrarem aulas de orientação à população, a equipe do SAMU também participam de aulas de capacitação. Um exemplo disso é o Curso de Libras que teve início em abril deste ano e é uma parceria entre o SAMU e a Secretaria de Educação e Cultura.

As aulas são realizadas pela professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Simone Aparecida de Campos, na base do SAMU, toda quarta e quinta-feira, das 15h às 17h. Lá os agentes aprendem a se comunicar por meio de linguagem de sinais, recebem instruções de como socorrer uma pessoa que possui Deficiência Auditiva (D.A.) e, ainda participam de uma simulação de atendimento a vítimas portadoras dessa deficiência.

O curso será estendido até novembro deste ano e, ao final, os alunos receberão o certificado de conclusão assinado pelo secretário de Educação e Cultura, César Pimentel, e, pelo secretário de Higiene e Saúde, Dr. Fábio Tangerino.

Serviço:

Palestras – Parceiros do SAMU

05/09 – 9h às 12h – USF Vila Gióia

 

Relacionados