Profissionais da Saúde de Itapevi passam por curso de capacitação para melhor atendimento aos moradores

Após a inauguração de três unidades básicas de saúde nos últimos nove meses, realizada pelo prefeito Jaci Tadeu, o intuito de levar saúde preventiva aos bairros mais distantes e capacitar os profissionais são outras medidas da Prefeitura de Itapevi no que diz respeito à saúde pública.

Diante desse quadro, os profissionais de saúde da Prefeitura de Itapevi receberam uma capacitação em teste rápido de HIV e também de triagem para Sífilis nas últimas semanas. O curso foi realizado em dois períodos diferentes: um entre os dias 21 e 23 e, o segundo, entre os dias 28 e 30 de agosto.

A capacitação em teste rápido de HIV e triagem para Sífilis é feita para que sejam diagnosticadas com mais rapidez as doenças. Esses testes rápidos estão inseridos no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha – programa do Ministério da Saúde – com o objetivo de qualificar o cuidado materno infantil.

De acordo com a pasta, foram capacitados 50 profissionais de saúde em parceria com o Programa Municipal DST/Aids e o Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais. Esse processo de qualificação e aprimoramento das técnicas para realização do teste rápido é imprescindível para a evolução da saúde da cidade.

Com essa capacitação o município passa a contar com mais qualidade e agilidade no atendimento em oito unidades de saúde sendo: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cohab I, da Vila Santa Rita e do Alto da Colina; as Unidades de Saúde da Família (USF) do Parque Suburbano e do Jardim Rosemeire, além do Serviço Ambulatorial de Especialidades do Jardim da Rainha, do Pronto Socorro da Vila Dr. Cardoso e do Pronto Socorro Central.

Vale lembrar que profissionais de municípios vizinhos como Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba também participaram da capacitação oferecida em Itapevi, uma vez que as cidades buscam apoio para melhoria da qualidade do atendimento à população. 

Farmacêutico na Praça

Para atender a demanda dos bairros mais distantes de Itapevi, a Prefeitura promoveu no último sábado (31), a segunda edição do Projeto “Farmacêuticos na Praça” – uma parceria entre administração municipal, Seccional de Osasco e Conselho Regional de Farmacêuticos de São Paulo (CRF- SP). O evento já realizado em 2012, desta vez contemplou os moradores de Amador Bueno.

Durante oito horas os moradores do bairro tiveram acesso a informações sobre procedimentos de saúde, na praça Paulo França (junto à Estação CPTM de Amador Bueno). Aferição de pressão, medição de glicemia, além de orientação sobre o uso de medicamentos e uma avaliação rápida sobre as condições de saúde foram feitos pelos 25 profissionais de saúde das especialidades de Farmácia e Enfermagem. 

O prefeito Jaci Tadeu também foi à praça e pôde conversar com os munícipes e os farmacêuticos presentes ao evento, além de realizar os procedimentos de saúde oferecidos ao longo do dia. “Estamos capacitando nossos profissionais a fim de que atendam a população de forma humanizada. E o ‘Farmacêutico na Praça’ é um bom exemplo de atendimento na porta de casa com serviços básicos como a aferição da pressão”, comentou o prefeito enquanto passava pela medição de glicemia.  

Relacionados