SAMU de Itapevi está entre os 20 melhores do país

_SAMU_20_melhores_do_pasOs integrantes do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU) prestigiaram o III Congresso Nacional da Rede SAMU que foi realizado em Brasília entre os dias 9 e 11 deste mês. Durante o evento, a equipe itapeviense disputou ainda a Olimpíada Nacional do SAMU, ficando na 17ª colocação entre os 180 municípios que participaram do torneio.

O Campeonato de Retirada Rápida e a I Olimpíada Nacional do SAMU 192 contaram com o envolvimento de várias equipes que demonstraram a todos os presentes as técnicas de salvamento e resgate de urgência e emergência aplicadas em todo o território nacional. O evento proporcionou a integração de profissionais do Serviço de Atendimento de Urgência que vieram a Brasília para participar dos espaços de debate e práticas do serviço.

Representando a equipe itapeviense, participaram dos torneios o coordenador geral, dr. Cláudio Manoel, o diretor João Alberto da Silva Júnior, a coordenadora de Enfermagem, Edielza Rocha Vanderley Moreira, o supervisor de Tráfego, Cícero Francisco Alves, e o piloto de Motolância e auxiliar de Enfermagem, Nilson Hércules Nascimento.

Além de obterem uma ótima posição nas Olimpíadas, Cícero Alves, Edielza Moreira e Nilson Nascimento ganharam um curso oferecido pelo Ministério da Saúde, com inicio previsto para março de 2011.

Profissionais do SAMU de todo o país puderam participar de diversas palestras e workshops durante o Congresso. A cerimônia reuniu profissionais da rede SAMU nacional para discutir temas referentes ao Serviço, integrar os diversos estados e apontar caminhos para qualificar o atendimento de urgência e emergência em todo o país.

“O sonho de salvar vidas faz com que façamos mais do que pensamos possível”, afirmou o coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, dr. Clesio Mello de Castro, durante o encerramento do III Congresso Nacional do SAMU 192. Para dr. Clesio, os cerca de 600 profissionais que participaram do evento têm, a partir de agora, a missão de levar o resultado dos três dias de atividades para todos os demais profissionais que ficaram em seus serviços, cumprindo a função de salvar vidas.

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Realiza também o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos. 

Recentemente, o SAMU recebeu uma nova base, que vem proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde. Instalada em uma área dentro das dependências do Pronto Socorro Municipal – na rua José Michelotti, 300, Cidade Saúde -, a base dispõe de salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa.

O contato com o departamento ainda foi incorporado à Rede Integrada de Radiocomunicação, que, por meio do número 199, unificou e agilizou o serviço realizado por diversos departamentos da Prefeitura, tais como a Guarda, o Demutran, o Pronto Socorro, a Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização de Posturas.

“Um serviço digno em Saúde só pode ser garantido se houver rapidez, profissionalismo, condições de trabalho e um atendimento humanizado à população. Por isso temos investido mais do que a Lei manda para proporcionar um serviço de primeira linha aos nossos munícipes”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados