Prefeitura de Itapevi instala curso de música em escola da Vila Dr. Cardoso

curso_de_msica_O CEMEB Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso, é a primeira escola de Itapevi a receber um pólo de educação musical. Os alunos puderam acompanhar, na noite de sexta-feira (12), a aula inaugural dos cursos, ministrada pelo regente da Banda Sinfônica Jovem de Itapevi, maestro Henri Roberto Leite.

Os jovens puderam acompanhar, também, a execução de músicas clássicas e populares, por parte da banda, além de uma coreografia executada pelas alunas do curso de ginástica rítmica.

O curso, voltado ao aprendizado de instrumentos de sopro e de percussão, além de baliza e ordenamento em fanfarra, visa à formação de uma banda de fanfarra na unidade, formada pelos próprios estudantes. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, foram oferecidas 200 vagas para os cursos, somente a alunos da unidade.

Em uma aula dinâmica e leve, o maestro apresentou aos jovens os vários tipos de instrumentos presentes em uma fanfarra. Além disso, Henri também falou sobre os investimentos na área, realizados pela prefeita Dra. Ruth Banholzer. “Quando iniciamos nosso trabalho, diziam que iríamos acabar com a banda. Não somente não acabamos com a banda, como a ampliamos e hoje é uma das melhores do estado. Também recriamos a fanfarra, que estava extinta desde 2002 e faremos ainda mais”, disse o maestro.

A aula inaugural contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, do secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, do presidente da Câmara Municipal, Marcos Godoy (Teco) e os vereadores Adilson Peres, Luciano de Oliveira Farias (Bolor) e Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho). Também acompanharam a aula a diretora da unidade, Andrea do Espírito Santo e o representante do Departamento de Cultura da Prefeitura de Itapevi, Edenílson Timóteo.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, este é o primeiro passo para a universalização dos cursos de música nas escolas da cidade. “Este pólo tem a meta de tornar a música um componente da grade curricular nas escolas da cidade, trabalhando com as demais disciplinas presentes no dia-a-dia dos alunos, estendendo a estes a educação musical”, comentou Edgard.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Godoy (Teco), elogiou a gestão do governo municipal no bairro. “Buscávamos oportunidades para esta comunidade e não as encontrávamos. Essas oportunidades vêm surgindo com apoio da prefeita Dra. Ruth. É um privilégio para a Vila Dr. Cardoso receber este importante pólo nesta escola”, disse Teco.

O vice-prefeito Jaci Tadeu elogiou a qualidade da aula ministrada e destacou a importância do investimento em cultura na cidade. “A cultura deve estar impregnada no dia-a-dia da sociedade, de modo a contribuir positivamente para o crescimento do país. Em nossa cidade, temos investido pesado no setor, com a estruturação do Departamento de Cultura, com a ampliação dos cursos de música, dança e teatro e a universalização das manifestações culturais entre os moradores”, afirmou Jaci Tadeu.

Relacionados