RESULTADOS DA PROVA BRASIL DEVEM SER DIVULGADOS NESTE SEMESTRE

_Prova_BrasilEm 2009, alunos de 40 escolas municipais participaram da avaliação em Itapevi

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação do Governo Federal, até o fim deste primeiro semestre de 2010, todas as escolas que participaram em dezembro da Prova Brasil, criada para avaliar a qualidade do ensino oferecido no país, terão acesso aos resultados do exame. Somente em Itapevi, a avaliação foi aplicada em 40 escolas municipais.

“Apoiei a aplicação da Prova Brasil em nossa cidade por acreditar que ela pode nos fornecer indicadores para que, posteriormente, planejemos o processo educativo em Itapevi. Isso é seriedade de trabalho e uma marca de nosso compromisso com a qualidade da educação que é oferecida à população itapeviense”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Criada em 2005, a Prova Brasil é realizada a cada dois anos e visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 5° e 9° ano  de escolas públicas. As questões que compõem o exame são baseadas nas habilidades de leitura, de interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola. Professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries avaliadas, assim como os diretores das unidades de ensino, também foram convidados a responder questionários que possibilitarão conhecer a formação profissional, práticas pedagógicas, nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão.

A partir dos resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova, pode-se avaliar o desempenho por escola e por município.

Ainda segundo o Ministério da Educação, os resultados serão apresentados em sistema de consulta pela Internet e enviados às redes e escolas participantes, com material explicativo que visa auxiliar a compreensão e análise dos resultados pela comunidade escolar.

Relacionados