ITAPEVI JÁ POSSUI UMA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA

Secretaria_SeguranaCom mais de 300 profissionais, pasta contribuirá para a prevenção à violência no município

A população de Itapevi já conta com mais um importante instrumento na preservação dos bens públicos a na prevenção à violência. Trata-se da Secretaria Municipal de Segurança, fruto de uma lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada no final de 2009 pela prefeita Dra. Ruth Banholzer e que iniciou seu trabalho no dia 1° de janeiro deste ano. O comandante da Guarda, Kleber Ferreira Maruxo, foi nomeado por Dra. Ruth como secretário da pasta e terá sob sua direção mais de 300 profissionais.

Além da Guarda Municipal, estão subordinados à nova Secretaria todos os funcionários do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran), da Defesa Civil, assim como os atuais agentes de Segurança Patrimonial.

“Com a criação da Secretaria, estamos proporcionando condições para uma atuação ainda maior dos mecanismos voltados à segurança de bens, serviços e instalações municipais e na prevenção à violência. Esta pasta terá total apoio, por exemplo, para planejar e executar medidas de proteção em qualquer eventualidade que venha a ocorrer em Itapevi, sempre visando garantir a segurança de nossos cidadãos”, comenta Dra. Ruth.

De acordo com Maruxo, a Secretaria Municipal de Segurança tem como algumas de suas propostas iniciais melhorar importantes questões ligadas à fiscalização de posturas, ao cumprimento das leis e ao ordenamento urbano. Para isso, será estabelecido um sistema de comunicação integrada entre todos os setores envolvidos. “Esta iniciativa é de fundamental importância para alcançarmos uma maior otimização dos recursos, visto que as ações desses profissionais sempre foram interligadas. Para o munícipe, isso se refletirá em um tempo de resposta muito mais rápido às ocorrências”, avalia.

A sede da Secretaria Municipal de Segurança está localizada na Estrada do Itaqui, 81, Refúgio dos Pinheiros, funcionando dentro das dependências da base da Guarda Municipal.

Durante os meses de novembro e dezembro, a Prefeitura promoveu audiências públicas para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Urbana. Durante as reuniões, foi apresentado à população um diagnóstico da dinâmica da criminalidade e da violência em Itapevi. O quadro traçou um perfil econômico, demográfico e sócio-cultural da população, além de quantificar e qualificar as diversas espécies de delitos ocorridos na cidade, organizando por regiões, por horário, por sexo, por idade e por época do ano, comparando com outros municípios da Grande São Paulo. A expectativa da Prefeitura é implementar o Plano Municipal de Segurança Urbana também este ano, para que ele oriente as ações da Secretaria Municipal de Segurança.

 

Investimentos

Desde que assumiu a administração municipal, em 2005, Dra. Ruth tem investido em equipamentos e cursos aos agentes da Guarda a fim de proporcionar mais segurança à população. A nova sede com total infra-estrutura, a Central de Videomonitoramento, o Canil Municipal “Luiz Carlos Raimundo”, e as inúmeras horas de curso de capacitação podem ser citados. Tais investimentos foram responsáveis por uma redução substancial nos principais índices de criminalidade.

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), entre 2004 e 2008, crimes como homicídio, roubo e furto de veículos sofreram uma queda de até 61%. 

 

Relacionados