Reforma na sede do SAMU Itapevi deve ser finalizada em março

A base de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sede dos socorristas está desde outubro sendo readequada para oferecer mais conforto e comodidade. Para isso novos espaços para os funcionários – que realizam diariamente os atendimentos de urgência do município e região – estão sendo construídos.

Dentre as mudanças na sede está a instalação de uma cobertura sobre o estacionamento das ambulâncias. Antes, o espaço era de 175,58 m² e, como reforma, dos veículos emergenciais passará a ser de 394,05 m² de área construída. Acima da cobertura dos veículos emergenciais está sendo construída uma sala de conforto para os médicos com dois vestiários e dois dormitórios. Segundo os responsáveis, a previsão de término da obra é em março.

Atualmente o SAMU realiza uma média de 540 atendimentos por mês. Possui em sua frota quatro ambulâncias sendo três de suporte básico e uma de suporte avançado (equipada com um médico) além de uma motolância e ambulâncias de reserva técnica, que ficam a disposição caso haja necessidade de realizar reparo em algum veículo.   

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

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