PROTEJO formará 1ª turma em Itapevi

Formatura_PROTEJOO Programa de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável (PROTEJO) realizará uma cerimônia em comemoração ao término do ciclo das atividades de sua primeira turma em Itapevi.

Implantado no município há um ano pela Prefeitura, o programa tem como principal objetivo afastar os jovens da influência dos entorpecentes e da criminalidade, por meio de práticas culturais, educacionais e esportivas, a fim de resgatar a auto-estima e a convivência pacífica nas comunidades.

E foi justamente isso que aconteceu neste período, quando os adolescentes tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas ministradas no Centro de Referência da Juventude “Francisco Lourenço Neto” (CRJ). Os jovens, todos com idades entre 15 e 24 anos, desenvolveram atividades voltadas tanto para a cidadania – como convivência familiar e em comunidade -, quanto voltadas ao desenvolvimento humano, que incluíram preparação para o mercado de trabalho e oficinas de arte, esporte e lazer. Além disso, participaram de ações sociais como a arrecadação de alimentos, a Campanha do Agasalho, e a Semana de Prevenção e Combate às Drogas, promovida entre o final de abril e o início de maio.

Segundo o secretário de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, em um ano de existência, o programa já se firmou como uma das mais eficazes iniciativas de prevenção dos jovens no que diz respeito à violência e ao uso de drogas. “Apesar de ainda ser um programa novo em nossa cidade, seu sucesso junto à juventude pode ser percebido pelos resultados que já alcançamos em apenas 12 meses de trabalho. Além das inúmeras atividades desenvolvidas, o PROTEJO já reconduziu diversos alunos para o ensino formal e encaminhou outros diversos para o mercado de trabalho”, ressalta Maruxo.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o evento vem coroar um ano de muitas conquistas para o jovem de Itapevi. “É com muito orgulho que vejo esta primeira turma se formar. Nosso foco ao implantar o programa sempre foi transformar estes jovens em atores sociais, para que possam ser protagonistas da própria comunidade em que estão inseridos, tornando-se, assim, verdadeiros agentes de transformação social. Acredito que este objetivo foi alcançado”, comemora Dra. Ruth.

A formatura será realizada no dia 16 de julho, no Espaço Cultural 930, a partir das 19h. Além da entrega dos certificados, haverá ainda a apresentação de um workshop, slides do percurso sócioeducativo do projeto e um breve show da banda PROTEJO, formada pelos alunos. O Espaço Cultural 930 está localizado na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 930 – Jardim Santa Rita.

Relacionados