PROJETOS EDUCACIONAIS DE ITAPEVI GANHAM DESTAQUE EM REVISTA ESPECIALIZADA

educacao_em_itapeviReportagem do Guia Prático ressaltou ações da Prefeitura na área de Educação

O projeto “A Linguagem da Música” e o livro “A Escola e as Linguagens”, desenvolvido pela equipe pedagógica da Prefeitura de Itapevi receberam destaque na revista Guia Prático para professores de Ensino Fundamental I.

Ambos os trabalhos marcam uma nova maneira de educar crianças e jovens itapevienses, utilizando diversas estratégias que fogem dos ultrapassados padrões de ensino e se aproximam do universo infantil.

O evento aconteceu na segunda-feira (21), no auditório professor Darcy Ribeiro, e contou com a presença do secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa; do vereador Paulo Rogiério de Almeida (prof. Paulinho); do diretor de Departamento da Educação, Fábio José de Andrade; e dos representantes da revista Guia Prático, Letícia Cabal, Fabiana Santana e Moacir Henrique Seldnheimer.

Na abertura, acompanhados pela professora Ivone Aparecida Silicane de Oliveira, alunos do 4º ano B do CEMEB José dos Santos Novaes apresentaram um teatro sobre a importância da alimentação com qualidade, baseado no que aprenderam com os projetos educacionais da Prefeitura. “O teatro foi trabalhado de acordo com esses projetos, o livro é muito bom e nossas crianças são maravilhosas, só tenho a agradecer”, comentou Ivone.

Logo em seguida, o professor Paulo Aparecido dos Santos falou da importância do trabalho em equipe. “Para a Educação ter sucesso, devemos ter o envolvimento de todos: família, alunos e equipe de trabalho. É uma satisfação fazer parte disso, o retorno aconteceu porque houve envolvimento de todos educadores”. O ilustrador da obra, Carlos Alexandre dos Santos, concorda. “Além disso, o que dá mais prazer nesse trabalho é ver as crianças participarem”.

Representando a Câmara Municipal no evento, o vereador prof. Paulinho salientou a importância da formação das crianças itapevienses e o trabalho em equipe realizado na Educação. “Essa união gerou um grande trabalho pedagógico, pois os alunos terão o maior tesouro de suas vidas, o conhecimento. Quero também agradecer à revista por mostrar que os verdadeiros educadores se preocupam com a educação”.

A revista foi apresentada pela consultora pedagógica do periódico, Letícia Cabal, que também aproveitou a ocasião para parabenizar Itapevi pelo trabalho desenvolvido nas escolas. “Eu adorei o projeto, achei sensacional. Fico muito feliz em ver como todos se empenharam, pois a educação que tem qualidade, tem pessoas engajadas”.

O secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard, falou em nome da prefeita, Dra. Ruth Banholzer. “Valorizando a educação pública é possível mudar esse país. Hoje nossa escola é aberta e democrática, são duas mil pessoas fazendo educação e não fazendo de conta. A história de Itapevi é o que escrevemos hoje e vamos continuar investindo para tornar a educação de nossas crianças cada vez melhor”.

“A Linguagem da Música” e “A Escola e as Linguagens”

Com o objetivo de desenvolver o projeto “A Linguagem da Música”, a Secretaria de Educação e Cultura enviou para as escolas os CD`s do Selo “Palavra Cantada”, que tem como objetivo aliar a música ao processo educativo de forma lúdica e poética. Em seguida, a Prefeitura promoveu oficinas para 160 professores da rede, visando ensinar ao corpo docente, novas maneiras de abordar os temas dados em sala de aula, utilizando, principalmente, a música para atrair a atenção e incentivar a participação da criança. O projeto foi um sucesso. Além de fomentar a participação ativa do aluno em cada atividade, o “A Linguagem da Música” tornou o conteúdo pedagógico muito mais atraente para os jovens estudantes da Educação Infantil.

Já o livro “A Escola e as Linguagens” apresenta sugestões de atividades envolvendo música, brincadeiras de rodas e teatros de fantoche e vem acompanhada de um CD. Desta forma, temas importantes, como saúde e higiene bucal e segurança no trânsito, podem ser assimilados com mais facilidade. A criação dos textos ficou por conta do professor Paulo Aparecido dos Santos e o trabalho gráfico, do desenhista Carlos Alexandre dos Santos. Os kits foram distribuídos em todas as escolas municipais e estão sendo utilizados como mais um instrumento inédito para transformar o aprendizado de milhares de crianças.

Relacionados