Bancários pedem “diálogo” a PM para paz durante greve

ReunioNas vésperas de uma possível greve, bancários se reuniram na manhã de quinta, 23, com o coronel comandante do 8º CPM, Hélio Verza Filho, para evitar a possibilidade de repressão por parte da Polícia Militar durante as manifestações por aumento salarial da categoria e pediram diálogo para impedir confrontos durante a greve.

A audiência foi acompanhada pelo deputado estadual Marcos Martins (PT), que agendou a conversa, e pelos vereadores de Osasco Aluisio Pinheiro, João Gois e Valmir Prascidelli, além de diretores dos Sindicatos do Bancários de Osasco e Região.

A iniciativa partiu dos bancários da região e de Marcos Martins após a divulgação de um encontro entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a cúpula da PM para tratar de “ações conjuntas frente a movimento grevista”.

Responsável pelo Comando da Policia Militar na região oeste da Grande São Paulo, o coronel Verza, como é conhecido, abradou a conversa entre os banqueiros e a polícia e salientou que jamais a PM terá um comportamento de repressão “caso tudo esteja de acordo com a lei e a ordem pública”. “A greve dentro da normalidade e dentro da lei será respeitada. Os profissionais policiais não ira prevaricar caso seja necessário preservar a ordem pública e o direito de ir e vir da população”, disse.

Ele também argumentou que a conversa com os bancários ajuda a PM aprimorar as ações e melhorar os serviços prestados pelos profissionais da segurança pública.

Para a diretora e coordenadora da sub-sede Osasco do Sindicatos dos Bancários de Osasco e Região, Sandra Regina Viera da Silva, é preciso manter o entendimento para evitar enfrentamento entre a PM e os grevistas. “Nós, bancários, queremos diálogo sem violência ou força. Quando um policial quiser tirar uma faixa e ter que agir para manter a ordem que converse com o bancário sem agressividade”, pediu. 
     
Marcos Martins clamou pelo bom senso da PM durante a greve. “Que durante as manifestações prevaleça o bom senso e os direitos dos bancários de pedir aumento salarial ao patrão seja preservado”.

Moção
Na mesma toada, na terça, 22, o vereador Rubinho Bastos, que é bancários e membro da Federação dos Bancários, aprovou, na Câmara Municipal de Osasco, Moção de Repúdio à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) após a reunião com o Comando de Policiamento da Capital. Segundo ele a reuinião foi “secreta” e tinha apenas a finalidade de estabelecer estratégias para reprimir manifestações de greve por parte dos bancários.

Relacionados