Projeto Escola Verde arboriza escolas e conscientiza alunos sobre o meio ambiente em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi tem promovido, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o Projeto Escola Verde, que consiste em arborizar os espaços internos das Escolas Municipais e conscientizar sobre a preservação da natureza.

Todas as quartas-feiras, uma escola diferente da Rede Municipal de Ensino recebe a visita dos profissionais ambientais, que trabalham com os alunos dos 5º anos temas como coleta seletiva, reciclagem e economia de recursos naturais.

No dia 11, foi a vez do Cemeb Eng. João Pedro Cardoso participar da ação, onde às crianças assistiram um filme sobre a preservação do meio ambiente e participaram de uma gincana ecológica com perguntas sobre os temas abordados.

Após as atividades, os alunos realizaram o plantio de seis mudas grandes de árvores nativas, além de receberem um “termo de compromisso”, afirmando que auxiliarão na preservação das novas árvores e transmitirão as informações que aprenderam sobre a natureza e como preservá-la.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, desde o inicio do projeto, em 2013, cada escola realizou, no mínimo, o plantio de duas mudas de espécies diferentes e pelo menos um exemplar de Pau Brasil, espécie símbolo de nosso país.

“Neste ano de 2015, está prevista a realização do projeto em 12 escolas municipais, entre os meses de fevereiro e maio. Até a metade deste ano, serão 35 escolas que receberão a visita do Projeto. Além do ensino, é muito importante que os alunos transmitam aos parentes e amigos o que eles aprenderam”, declarou o secretário do meio ambiente, Evangelista Limas.

Ao todo, já foram plantadas mais de 300 mudas. As árvores plantadas não colocam em riscos as edificações já existentes, pois possuem características paisagísticas e ornamentais, de pequeno a médio porte.

 
 

 

Relacionados