Projeto de lei pode incluir Outubro Rosa no calendário oficial de Itapevi

Durante a sessão legislativa desta terça-feira, 30, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 93/2014, que pode instituir no calendário oficial de Itapevi, a campanha mundial, de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa.

Proposto pelo presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e pelas vereadoras Camila Godói, Inácia dos Santos e Erondina Godoy (Tininha).  A intenção dos legisladores é que por meio do projeto, o terceiro sábado do mês de outubro seja dedicado às ações de conscientização e detecção precoce ao câncer de mama.  

“O nosso objetivo é sensibilizar cada vez mais a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, uma das patologias que mais mata mulheres no mundo. Por meio desta ação, acreditamos que a Câmara e os seus vereadores dão a sua contribuição para melhora da qualidade de vida da população, sobre tudo daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, disse Prof. Paulinho.

Também apoiadora da causa, a vereadora Camila defende que a informação sobre as ações preventivas cheguem a todos. “O conhecimento ainda é uma importante ação em medidas preventivas, por isso acreditamos que devemos usar todos os recursos disponíveis para combater o câncer de mama”.

Pela ação, os vereadores preveem que não apenas os prédios públicos sejam iluminados, mas que sejam realizadas cainhadas, distribuição de material informativo, realização de palestras e campanhas de conscientização.

Aprovado por unanimidade, agora o projeto depende da sanção do prefeito Jaci Tadeu para virar lei.

História do movimento

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiram posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

Relacionados