Itapevi recebe 6º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil

Na quarta feira (29), a cidade sediou o 6º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil. O evento foi realizado no Estádio Municipal André Nunes Junior. Entre os municípios que concorreram, Itapevi se classificou na segunda posição com 174 pontos.

 A competição contou com a participação de 10 cidades, entre elas Praia Grande, São Vicente, Guarulhos, São Caetano do Sul, Cajamar, Capivari, Itú, Santos e Santana de Parnaíba, que  foi a campeã com 180 pontos.

O evento,  que ocorre todos os anos,  já passou por diversos estados em todo Brasil, sendo a primeira vez que Itapevi foi anfitriã. Em 2011 a equipe do Canil da Guarda Municipal (GCM), conquistou o 3º lugar na classificação final em Bragança Paulista. No ano de 2012 ficou com o 5º lugar e em 2013 a cidade classificou-se entre as oito primeiras colocadas após competir com mais de 30 municípios.

Durante abertura do campeonato, o prefeito Jaci Tadeu destacou a importância do trabalho realizado pelo canil da Guarda do município. “Os integrantes da Guarda desenvolvem um excelente trabalho com esses animais, a atuação dos cães nas abordagens tem contribuído significativamente no sucesso das operações. O Canil é mais uma ferramenta que garante a segurança na cidade”, disse.

O torneio foi dividido em duas etapas, na primeira os cães detectaram o local preciso na pista de provas onde havia entorpecentes escondidos. Já na segunda, eles realizaram a ação de imobilização do agressor durante simulação de situação de risco.

Segundo o secretário de Segurança, Kleber Maruxo, hoje a corporação de Itapevi é referência em segurança pública. “Algumas dessas cidades que estão competindo conosco, já participaram dos nossos cursos de capacitação, aprimorando técnicas na ação de combate à criminalidade e violência. O município atualmente é considerado um celeiro e está produzindo cada vez mais profissionais qualificados para atuação ostensiva nas ruas”, afirmou o secretário.

Este ano Itapevi participou com três cães: dois da raça pastor belga e um labrador, que fazem parte do Canil da GCM. O adestramento é realizado pelos GCMs da própria corporação, que participam todos os anos de cursos específicos para treinamento dos animais e aprimoramento dos procedimentos durante abordagem de suspeitos ou agressores nas operações e faro de entorpecentes. O trabalho da equipe do Canil da GCM teve início em janeiro de 2009 e vem reforçando o desempenho da corporação na preservação da segurança pública desde então.

Presentes ao eventos estiveram o vice-prefeito Fláudio Azevedo Limas e os secretários Israel Marques (Governo) e Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), o capitão Toledo da Polícia Militar e a turma de cursistas de Embú das Artes, que está participando da formação de seis meses em Itapevi.

 

Relacionados