Projeto ‘Aula de Pilates’ em Itapevi tem início no bairro Amador Bueno

Pensando promover a sociabilidade e atividades físicas atendendo aos princípios e demandas dedicadas ao público feminino, recentemente foi implantado o projeto piloto ‘Aula de Pilates na comunidade’, no bairro de Amador Bueno. A iniciativa da Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria da Mulher, teve início neste mês, no dia 06. A aula inaugural contou com dezenas de mulheres, que em princípio, receberam as informações base sobre os exercícios e efeitos, decorrentes à prática contínua do Pilates.

 

De acordo com o fisioterapeuta e professor, Rogério Moreira, o método trás inúmeros benefícios e tem como princípios a respiração completa, a força dos músculos abdominais, precisão, controle, fluidez e a concentração. “A prática desenvolve a consciência corporal e resulta na melhora da saúde física e mental, como nos casos de pessoas que aprendem a controlar a ansiedade, apresentam melhora na autoestima, além de outros fatores positivos como obter o alinhamento na coluna e estabilização cervical eliminando possíveis dores”, explicou.

 

Para a gestante Raquel Isabeli Ribeiro, de 29 anos, os exercícios aliviaram as dores lombares. “Estou no sétimo mês da minha gravidez e antes das aulas, sentia muitas dores na coluna e nas articulações, agora estou com mais disposição e aliviada. Até minha respiração melhorou, não me sinto mais tão cansada. Se não fossem essas aulas gratuitas pela prefeitura, eu não teria condições de fazer os exercícios”, comentou a moradora.

 

No segundo semestre de 2014, atendendo a solicitação das mulheres do município, Itapevi incluiu entre suas Secretarias a pasta responsável por desenvolver e promover políticas públicas especificamente para o atendimento das itapevienses.

 

No decorrer do período da implantação desta ferramenta pública municipal, inúmeras ações foram realizadas em prol da conscientização e orientação das moradoras da cidade, embasadas nos direitos garantidos por lei e também por meio das informações sobre saúde e bem estar. Os temas pertinentes foram abordados durante palestras e atividades de interação coletiva, como por exemplo, na semana dedicada as mulheres, na qual centenas de munícipes puderam participar de diversas atividades.

 

Segundo a secretária da pasta, Laila Chaluppe, o projeto futuramente deverá  ser implantado em outros bairros para atender  um maior número  de mulheres. As aulas de pilates ocorrem as segundas e quartas-feiras em dois horários: 07h30 e às 15h,  na rua Mario Antônio de Oliveira, 405 – Amador Bueno. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 4143-8090, ramal 8100.

 

Relacionados