Escola Municipal Livre de Dança recebe Programa Parceiros do Samu

Pais e alunos da Escola Municipal Livre de Dança se reuniram para assistir uma palestra mediada pelos profissionais da saúde integrantes do Programa Parceiros do Samu. A ação é uma parceria entre o Governo Federal e Municipal que visa esclarecer e orientar a população sobre o uso correto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).

O Serviço foi criado em 2010, e tem orientado a população em quais situações deve recorrer ao atendimento de urgência e qual a maneira correta de tratar a pessoa que precisa de ajuda até a chegada do SAMU. Outro ponto importante abordado foi a questão dos trotes ao serviço de urgência e emergência.

O SAMU Regional, que abrange Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista, Jandira e Carapicuíba, recebe em média 30 mil ligações mensais, sendo que mais de 14 mil (47%) se tratavam de trotes. Crianças e adultos presentes na Escola Municipal aprenderam que as consequências de um trote podem ser severas e levar vítimas à morte em casos graves.

As palestras foram ministradas para turmas da manhã, tarde e noite. Os participantes tiveram acesso a maneiras de como identificar desmaios leves e graves, suas causas e como agir nesses tipos de situação. No geral, tiveram um tutorial de primeiros socorros e puderam compreender como se deve ser utilizado o serviço de emergência através do número 192.

 

Relacionados