Programa Identidade Jovem deve beneficiar mais de 17 mil jovens de Itapevi

Conquistado pela Prefeitura para Itapevi, o programa federal Identidade Jovem foi lançado na cidade nesta quarta-feira (30). Com ele, mais de 17 mil moradores do município poderão ter meia-entrada em eventos artísticos-culturais (cinema, teatro e shows) e esportivos, além de duas vagas gratuitas (ou duas com 50% de desconto) em ônibus interestaduais. O Identidade Jovem é direcionado a jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

Os beneficiários do programa devem ter renda familiar de até dois salários mínimos e possuir o NIS (Número de Identificação Social), além de estarem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com informações atualizadas há pelo menos dois anos. A emissão do documento é gratuito e pode ser feita tanto por aplicativo (ID Jovem) quanto pelo site do programa na Caixa Econômica Federal.

A cerimônia de lançamento em Itapevi aconteceu no prédio da Secretaria de Educação e Cultura, no Centro. “Esta é uma ponte que traz qualidade de vida esportiva, lazer, mobilidade e de cultura aos nossos jovens. É uma ação de inclusão. É a facilidade do uso do aplicativo para uma geração conectada”, disse o vice-prefeito Marcos Godoy (Teco), que representou o prefeito Igor Soares no evento.

“O objetivo é ampliar a oferta de oportunidades estabelecida pelo programa e permitir maior adesão de jovens”, disse Erlon Lopes, coordenador de esportes da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).

A consultora do programa federal ID Jovem no Estado de São Paulo, Rosemari Mendes de Almeida, também elogiou a iniciativa. “Existem poucos jovens que conhecem o programa e nosso intuito é que todos se apropriem dos benefícios a partir do momento em que estejam inseridos no perfil solicitado. Queremos muito mais gente tendo acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude”, afirmou.

Segundo levantamento realizado em junho deste ano pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher de Itapevi, existem 17.198 jovens – no perfil de 15 a 29 anos – que podem participar do programa ID Jovem por estarem inscritos no CadÚnico, sendo destes 12.522 com cadastro atualizado nos últimos dois anos.

Como funciona o programa

Com o NIS, o jovem poderá acessar o site do programa Identidade Jovem no portal da Caixa Econômica Federal por este link. Lá, ele poderá imprimir seu cartão Identidade Jovem ao fornecer informações pessoais.

Aplicativo para smartphone

O jovem pode fazer o download do aplicativo do programa (“ID Jovem”), que está disponível nas principais lojas virtuais de forma gratuita (Apple Store, Google Play Store e Windows Phone). Após este processo, basta inserir o NIS, informar o seu nome, data de nascimento, nome da mãe e gerar a sua Identidade Jovem.

Dúvidas sobre a participação no programa

Para emitir o ID Jovem é preciso, obrigatoriamente, possuir o NIS. Quem não tiver o NIS e se enquadrar nas regras para inscrição no CadÚnico deve procurar um dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município ou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher – SDSM (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (11) 4143-9700 e o e-mail [email protected].

Caso o jovem não esteja inscrito no CadÚnico, os documentos necessários para inscrição são (para maiores de 18 anos): RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho (se registrada com holerite recente, se aposentado ou pensionista, extrato de rendimentos). Para menores de 18 anos, os documentos necessários são: declaração escolar (até 17 anos); certidão de nascimento ou RG e cartão de vacina (crianças até 7 anos).

O cartão virtual ID Jovem tem validade de 30 dias após a sua emissão. Expirada a validade é necessário emitir novo cartão, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário do programa.

As empresas de transportes interestaduais não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet, mas devem concedê-lo quando as compras são feitas no guichê. Quando as vagas gratuitas e com desconto estiverem esgotadas, os jovens só poderão comprar outros assentos disponíveis pagando o valor integral.

Em caso de recusa do benefício pela empresa de transportes, o jovem poderá solicitar justificativa formal por escrito, que deve constar a data, hora, local e motivo da recusa. Poderá ser feita denúncia na Ouvidora da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre), pelo site da agência, ou pelo Disque 166.

A base de dados do ID Jovem é atualizada conforme calendário do CadÚnico, que acontece na terceira semana do mês e pode levar de 30 a 40 dias para o NIS ser localizado na base do programa.

Caso o jovem tenha problemas para emitir o cartão, o beneficiário deve procurar o CRAS ou a SDMS para inscrever-se e atualizar os dados no CadÚnico.

Relação dos CRAS  

CRAS Vila Aurora

Endereço: Rua Américo Valentim Christianini, 420

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às17h

Telefone: 4142-5769

CRAS Jardim Maristela

Endereço: Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab 1

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às17h

Telefone: 4142-7323

 

CRAS Vila Engenheiro Cardoso

Endereço: Rua Rosângela Mariano Limas, 266

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às17h

Telefone: 4143-4980

 

CRAS Amador Bueno

Endereço: Rua Francisco Rodrigues Paes, 49

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às17h

Telefone: 4144-1587

Relacionados