Programa Conexão Jovem é porta de entrada ao primeiro emprego e estímulo à faculdade

Assinatura_Contrato_Conexao_JovemUm dos programas de maior sucesso da administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu, o Conexão Jovem completa sete anos de atuação, com resultados extremamente positivos.

Dados da Secretaria de Educação e Cultura apontam que, dos cerca de 1.500 jovens que já passaram pelo programa, 80% foram absorvidos pelo mercado de trabalho assim que saíram da Prefeitura. Os mesmos dados apontam que 90% dos jovens ingressaram no ensino superior.

Nesta quarta-feira (21), mais cem estudantes de ensino médio assinaram o contrato de adesão ao programa, durante cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, que contou com a presença do vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva e do secretário de Educação, Prof. Edgard José Fiusa. Os jovens contratados participaram de um processo seletivo, realizado em 2011, no qual constaram questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos.

“Nossa intenção é formar profissionais com respeito, horário e responsabilidade. Assim conseguimos mão-de-obra qualificada, que é o que as empresas querem. Com o Conexão Jovem, as empresas não precisam mais procurar por jovens fora da cidade. Por isto estamos investindo em vocês: acreditamos no potencial de cada um que passou na prova, e que agora, vai começar a trabalhar em um setor público, área altamente concorrida nos dias de hoje”, avaliou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

O programa foi criado em 2005, sob o nome de projeto Inclusão Jovem, visando contratar estudantes de ensino médio de escolas públicas de Itapevi para atuação nos laboratórios de informática das escolas municipais. Em função do grande sucesso, a Prefeitura transformou o projeto em um programa municipal, ampliando sua área de atuação. “Hoje, os estagiários podem atuar em inúmeros setores, de acordo com a aptidão deles. É possível, inclusive, construir uma carreira profissional a partir desse emprego, pois o jovem já vai se familiarizando com a área que pretende seguir”, disse Jaci.

O secretário Prof. Edgard Fiusa falou sobre o funcionamento do Programa. “Os estagiários têm acesso a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 622,00 para cumprir jornada de trabalho de seis horas diárias. Os contratos se estendem até a conclusão do ensino médio ou quando o jovem completar 18 anos de idade. Entre as condições para manter-se no programa está a obrigatoriedade de manter a assiduidade às aulas e boas notas”, explicou o secretário. Após a assinatura do contrato, os jovens passam por um curso de formação para iniciar a atuação nos setores públicos municipais, incluindo escolas, departamentos e secretarias diversas.

Relacionados