Profissionais do SAMU Regional Oeste concluem curso de capacitação do Ministério da Saúde

A primeira turma de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Reginal Oeste – que abrange os municípios de Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista) concluiu, nessa quarta-feira (22), a formatura do Curso de Capacitação SAMU Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A ação é uma parceria entre o hospital e o Ministério da Saúde e é realizada em todo o país.

Os 27 formandos – entre técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores que atuam na regional – passaram por 175 horas de curso, no decorrer do ano passado. As aulas foram divididas em 16 módulos – nas áreas de atuação das urgências e emergências, como pediatria e neonatologia, trauma, cardiologia, obstetrícia, emergências clínicas e de natureza psiquiátrica – e proporcionaram debates entre teoria (aulas à distância realizadas na Universidade Aberta do Brasil – UAB Itapevi) e prática (desenvolvidas na base do SAMU).

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a capacitação tem por objetivo padronizar o atendimento pré-hospitalar, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação, além de apresentar novas técnicas e protocolos assistenciais no suporte básico de vida.

Presente à formatura, o prefeito Jaci Tadeu destacou a importância da família na vida dos  profissionais. “Ninguém vai a lugar algum sem o apoio, em especial, da família. Ela é a base e deve ser sempre valorizada. O trabalho dos profissionais do SAMU é intenso, e a capacitação tem o papel fundamental de reciclar o conhecimento, que todos precisam para realizar um atendimento cada vez mais profissional e humanizado”, salientou.

Já o coordenador geral do SAMU Regional Oeste, Marcelo Okamura, focou o seu discurso na relação entre adquirir conhecimento e aplicá-lo no dia a dia. “Tenho muito orgulho de pertencer a um grupo que oferece um serviço importante à sociedade, pois fica disponível 24 horas por dia. Por isso, é necessário sempre reciclar o conhecimento. Mas ter atitude e vontade na mesma proporção e usar esse bem a nosso favor, em prol do melhor atendimento”, disse Okamura aos formandos.  

A formatura também contou com a presença dos secretários Laila Furtado (Higiene e Saúde), Israel Marques (Governo) e Cesar Pimentel (Educação e Cultura); do presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); dos vereadores Claudio Lopes (Tico) e Alexandre Rodrigues; além do diretor administrativo do SAMU-Itapevi, João Alberto da Silva Júnior. As autoridades entregaram os certificados aos profissionais, emocionando os familiares presentes. Além disso, uma série de homenagens foi realizada durante a cerimônia.

Além do Curso de Capacitação SAMU HAOC, o dia também foi marcado pela entrega de certificados do Módulo de Salvamento e Resgate, realizado por 26 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel, na Escola Superior de Bombeiros de São Paulo. No total de 10 horas, os participantes adquiriram noções básicas para salvar e resgatar vítimas.

SAMU-Itapevi

Atualmente o SAMU-Itapevi realiza uma média de 540 atendimentos por mês. Possui em sua frota quatro ambulâncias, sendo três de suporte básico e uma de suporte avançado (equipada com um médico), além de uma motolância e ambulâncias de reserva técnica, que ficam a disposição caso necessite realizar reparo em algum veículo.   

O SAMU presta atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação – em Itapevi – que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador do município correspondente ao regional oeste. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

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