Profissionais de trânsito participam de capacitação oferecida pela Prefeitura de Itapevi

Com objetivo de atualizar e capacitar os agentes de trânsito e guardas municipais que auxiliam no ordenamento de tráfego de veículos no município, a Secretaria de Trânsito e Transporte em parceria com a Secretaria de Segurança realizaram um curso de aprimoramento em técnicas e procedimentos.

O curso foi realizado nesta semana, no auditório da Secretaria de Segurança, com a primeira turma formada por 21 agentes. Durante 10 dias os alunos receberão conhecimentos teóricos e práticos, para serem administrados durante abordagens nos diversos contextos envolvendo questões ligadas às leis de trânsito e alterações necessárias aplicadas nas vias do município.

De acordo com o secretário de Segurança, Kleber Maruxo, a formação é parte de uma série de ações da Prefeitura destinadas ao melhor ordenamento do trânsito no município. “Com o crescimento da cidade, o número de veículos em circulação nas ruas locais triplicou. Por determinação do prefeito Jaci Tadeu, estamos investindo tanto na ampliação do quadro de profissionais atuantes no tráfego quanto em mudanças viárias”, comentou Maruxo.

Uma das mais recentes medidas adotadas para permitir maior fluidez do trânsito, foi a implantação de uma terceira faixa de rolamento na avenida Presidente Vargas, a principal via de acesso ao município. Elogiada por motoristas e profissionais que atuam na região, a ação tem reduzido o tempo de circulação entre a rodovia SP-29 e a região central de Itapevi.

A Secretaria de Trânsito e Transporte também tem realizado importantes alterações de sentido em ruas centrais de Itapevi, além de renovar a sinalização viária e implantar grades nos trechos de maior circulação de pedestres, visando prevenir acidentes de trânsito.

Guardas reforçarão ordenamento de trânsito

Uma das ações preconizadas no Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionado pela União, é a atuação dos guardas no trânsito das cidades, mediante convênio com os órgãos de trânsito municipais e estaduais. Em Itapevi, a Guarda Municipal já realiza esta função, dispondo do Destacamento de Trânsito.

De acordo com o secretário Maruxo, a participação de guardas municipais no curso de formação de agentes de trânsito reforçará esse trabalho. “O trânsito exige de cada município ações diferentes e adequações conforme suas possibilidades e necessidades. A participação da Guarda no auxílio à fiscalização de trânsito nos garante maior respaldo e aumento no contingente para atender as demandas da população”, finalizou Maruxo.

Relacionados