Profissionais da saúde recebem capacitação para orientar pacientes ostomizados

Na última quarta-feira (30), mais de 60 profissionais da saúde, participaram do curso de Cuidados para Pacientes Ostomizados (pacientes que usam bolsa de colostomia). Durante a aula, vários modelos de bolsas foram apresentados, assim como também foram ilustrados os diferentes casos e procedimentos adequados às necessidades decorrentes ao acompanhamento dos pacientes após as intervenções cirúrgicas.

O município de Itapevi por meio da Secretaria da Saúde vem proporcionando a equipe de enfermeiros, técnicos e agentes comunitários cursos de capacitação para melhor atender as necessidades dos pacientes em tratamento médico. Cuidados que são voltados aos casos específicos de acompanhamento pós-cirúrgico, onde os pacientes precisam aprender a realizar a assepsia correta e procedimentos básicos no manuseio de matérias que são prescritos pelos médicos.  

O objetivo da Secretaria da Saúde é propiciar oportunidade para que seus profissionais tenham acesso a informações atualizadas, para fornecer orientações mais específicas aos munícipes, em como proceder durante o auto procedimento, ação que se refere a quando o paciente realiza curativo, assepsia, troca de bolsa  ou aplicações em sim  mesmo.

Na semana anterior dezenas de profissionais que atuam nos postos e prontos- socorros do município participaram do curso de Técnicas para Coleta de Material Biológico. Segundo a enfermeira e estomaterapeuta Angela Nogueira, outros cursos estão sendo organizados para qualificar os profissionais da área da saúde.

 

Relacionados