Professores de Itapevi participam de formatura do curso de inclusão

Formatura_NEEIA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e pelo Núcleo Especializado de Educação Inclusiva (NEEI), realizou no último dia 22, no Auditório Prof. Darcy Ribeiro, a cerimônia de formatura dos integrantes do curso de Formação para o Atendimento da Educação Inclusiva e Língua de Sinais.

O evento foi acompanhado pelos amigos e familiares dos formandos e contou ainda com a presença do secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, que parabenizou os alunos pela dedicação à educação inclusiva.

“Graças ao empenho da equipe do NEEI, departamento criado com o objetivo de promover a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas municipais, foi possível formar mais uma turma habilitada para o atendimento às crianças da rede”, ressaltou o secretário.

Durante a cerimônia os convidados puderam apreciar duas apresentações. A primeira contou com a participação dos alunos do curso de Libras, que interpretaram uma música utilizando a Linguagem de Sinais. Na segunda apresentação os alunos cantaram uma música em agradecimento aos tutores.

A coordenadora do NEEI, Maria Lúcia Dias Teles, encerrou o evento agradecendo a todos os envolvidos, e demonstrou sua alegria pelo cumprimento de mais uma etapa. “Sinto-me realizada ao ver o desenvolvimento dos cursistas e o amor demonstrado no trabalho desenvolvido com as crianças”, afirmou.

Também prestigiaram o evento a diretora da APAE – Itapevi, Benedita Morelli Franci; as tutoras Sênia Maria Hozana, Juliana Maria Gonçalves, Simone Campos, Amábili Canola Nacle e Sandra Maria Robles; a estagiária de Psicologia, Dioniza dos Santos; e Tamires de Souza Bechara, integrante do programa Conexão Jovem.

Formação

Durante o curso semi-presencial, que teve início em março, 70 alunos participaram de 10 encontros presenciais totalizando 200 horas de atividades. No entanto, o contato entre os alunos e seus tutores aconteceu por meio de um sistema de comunicação inovador, baseado na Plataforma Moodle, que permite a transmissão e organização dos conteúdos de apoio às aulas, além de possibilitar a criação de salas de bate-papo, fóruns de discussão, enquetes e estudos de caso, utilizando a Rede Mundial de Computadores.

Durante os oito módulos nos quais o curso foi dividido, os professores trabalharam os principais fundamentos da educação inclusiva e as estratégias educacionais voltadas aos deficientes físicos, intelectuais e aos transtornos globais de desenvolvimento. Todos contaram com materiais de apoio disponibilizados pelos tutores na internet, além de suporte presencial e a distância, com plantões online na Plataforma NEEI.

 

Relacionados