Prefeitura repassa UTI Móvel do SAMU 192 ao Pronto-Socorro Central de Itapevi

Nova_UTI_Mvel“O Pronto Socorro Central de Itapevi passará a contar com uma UTI móvel nos próximos dias”, foi o que anunciou o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, durante visita às instalações do SAMU 192, nas dependências do Pronto Socorro, na manhã desta sexta-feira (21).

Segundo Jaci, a nova viatura auxiliará a prestação dos serviços de pré-atendimento de saúde oferecida diariamente à população.

A viatura foi repassada pelo SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por determinação da prefeita Dra. Ruth Banholzer. Segundo a prefeita, existe um limite de quilometragem para a utilização das viaturas de socorro do SAMU 192, tendo de ser substituídas periodicamente.

“Após atingir determinado tempo de uso, se faz necessária a renovação da frota, o que não significa que estas ambulâncias fiquem inutilizáveis e que não possam ser usadas pelo setor público para atendimento”, comentou Dra. Ruth. Após a manutenção preventiva e instalação de identificação, a UTI Móvel será repassada ao Pronto Socorro Central.

Acompanhado pelo secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre, e pelo diretor do SAMU 192 – Regional Oeste, João Alberto Junior, Jaci Tadeu disse que a iniciativa também poderá ser realizada futuramente, quando existirem outros veículos atingidos pelo limite de quilometragem. “Quando for necessário realizar a troca da frota de atendimento, existe a possibilidade de se exercer a mesma ação. Quem ganha com isso somos todos nós e toda a população, com um serviço de excelência”, afirmou Jaci Tadeu.

Em fevereiro deste ano, a administração adquiriu novas viaturas para o pré-atendimento de remoção do SAMU, o que possibilitou e facilitou que esta UTI móvel fosse passada para utilização do Pronto-Socorro. Totalmente reformada, a nova viatura oferece serviços de maior rapidez e segurança aos pacientes, proporcionando melhor atendimento em casos emergenciais.

Jaci Tadeu também visitou a Base do SAMU 192, onde conversou com os profissionais que recebem as ligações de pedidos de socorro e alguns departamentos que compõem a unidade. “Temos toda uma regra de identificação do atendimento. Primeiramente, recebe-se a ligação de urgência ou emergência, onde é feito um registro do pedido. Após, há uma verificação de disponibilidade de viatura e liberação para socorro, gerando por último um protocolo de atendimento que permanece em arquivo”, explicou o diretor João Alberto.

Pronto Socorro

O Pronto Socorro Central é o principal investimento realizado pela administração Dra. Ruth-Jaci Tadeu na gestão da saúde pública, completando, neste mês de outubro, três anos de existência, projetado para atender até duas mil pessoas por dia. A unidade, além de abrigar a base de atendimento do SAMU 192 em uma parte de seu pátio interno, também possui alas de atendimento separadas para crianças e adultos, um setor de pronto atendimento para casos de pequena gravidade e para casos que demandam uma ação mais rápida e de maior complexidade. A unidade conta com aparelhos respiratórios, ventilador mecânico, monitor cardíaco, oxímetro de pulso e demais equipamentos indispensáveis para o atendimento de urgência e emergência.

Relacionados