Prefeitura finaliza atividades dos Projetos Gerações Unidas e Aprender+

Encerramento_AprenderNa última sexta-feira (02), a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no Auditório Prof. Darcy Ribeiro, uma cerimônia para entrega de certificados e encerramento dos trabalhos pedagógicos que envolveram os projetos Gerações Unidas e Aprender+.

Desenvolvidos pelo Núcleo de Aprendizagem Integrada (NAI), os programas têm como principal objetivo atender alunos que apresentam dificuldade de adaptação no ambiente escolar como também de aprendizagem.

Ricardo Conceição, coordenador do NAI, ao abrir o evento, explicou que o Projeto Gerações Unidas surgiu em 2008, e o atendimento, até então, é realizado por pessoas de diferentes gerações como familiares e professores, que se uniram para ajudar no desenvolvimento das crianças.

“Já o projeto Aprender+ foi implantado na rede este ano, quando foi detectado, por meio do Gerações Unidas, que mais de mil alunos da rede não sabiam ler e escrever, nascendo assim, um projeto de reforço escolar pioneiro. Desta forma, os participantes do Gerações Unidas e os professores do Aprender+, juntos vêm promovendo uma verdadeira mudança na nossa educação e já atenderam mais de 1500 crianças”, acrescentou o coordenador do NAI.

O encontro contou com a participação de pais, professores e alunos, sendo prestigiado também  pelo vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, o diretor de Departamento de Educação, Fabio Andrade e o presidente da Associação de Deficientes Físicos de Itapevi, Hantero Augusto Branco.

O vice-prefeito Jaci Tadeu, elogiou a equipe da Secretaria de Educação e Cultura, pelo desenvolvimento das atividades com os alunos da rede, parabenizando ainda os professores que estão à frente dos projetos.  

“Sabemos que o único meio de mudar a vida do cidadão é a educação, e vocês vêm mudando a vida dos alunos de Itapevi, pois estão dando condições de igualdade a todos eles”, completou Jaci Tadeu.

Ao falar dos projetos Gerações Unidas e Aprender+, o prof. Edgard José Fiusa demonstrou-se satisfeito e agradeceu principalmente o apoio dos pais. “Os adultos são os verdadeiros responsáveis pelas crianças, e esses dois projetos demonstram que todos estão trilhando o caminho do saber. Essas ações só se tornaram realidade em Itapevi, porque temos uma administração que apoia e incentiva todos os projetos educacionais”, frisou o secretário de Educação e Cultura.

O aluno Gustavo Lau de Oliveira, do CEMEB Padre Giovanni Cornaro, integrante do Gerações Unidas e Aprender+, finalizou o encontro com um breve depoimento, resumindo o que os dois projetos representam para ele e os demais colegas. “Participar dos projetos tem sido muito bom para mim e para meus amigos, pois a cada dia, aprendemos algo novo”, declarou.    

Relacionados