Pais ou responsáveis pelas inscrições de crianças nas creches e pré-escolas da cidade de Itapevi já podem consultar a classificação no site da Prefeitura. Nesta semana, a Secretaria de Educação e Cultura divulgou o resultado das inscrições, que foram realizadas entre setembro e outubro deste ano, via internet. Segundo o órgão, quase quatro mil crianças foram inscritas na Rede Municipal de Ensino.
Ação inédita na cidade, a inscrição online serviu para oferecer mais conforto e tranquilidade aos pais, que no passado aguardavam em filas, muitas vezes acampados nas escolas em épocas de inscrição. O sistema permite também realizar uma melhor distribuição das vagas de modo que todas as solicitações sejam atendidas de forma rápida.
Para consultar a classificação dos filhos, os pais devem acessar o pop-up presente no site da Prefeitura de Itapevi (www.itapevi.sp.gov.br) ou diretamente pelo link http://portaleducacaoitapevi.vimagi.com.br/. Ao abrir a página, os pais devem clicar no botão “Classificação Geral” e selecionar a Regional na qual o filho foi inscrito, ou seja, a região escolhida – por exemplo Suburbano, Centro ou Amador Bueno.
O nível para o qual a criança foi inscrita também será requisitado e as opções vão de Berçário I até Pré II. Feito isso será aberta uma tabela na qual constarão: o nome completo da criança, a classificação, o número de inscrição, a regional e o nível (escolaridade) em que foi inscrita. Caso haja alguma dúvida sobre as consultas, os pais podem se dirigir a uma unidade de ensino para obter mais informações.
Cabe lembrar que no ato da inscrição foi gerado um número de protocolo para o responsável, que é o comprovante da inscrição da criança na Rede Municipal de Ensino. Este comprovante também pode ter uma segunda via gerada na mesma página de internet.
Vale destacar que o critério de distribuição das vagas não é por ordem de chegada. Foram levados em conta critérios como: região em que o aluno mora; criança com maior idade dentro da faixa etária correspondente ao ano/série; maior número de irmãos em idade escolar; maior idade da mãe e se ela trabalha ou estuda. A Secretaria informa ainda que a classificação final pode sofrer mudanças, em função da comprovação das informações prestadas quando da inscrição, por parte de pais ou responsáveis.
Matrículas
Entre os dias 18 e 29 de novembro, a Secretaria de Educação e Cultura entrará em contato com pais e responsáveis para formalizar as matrículas dos inscritos nos níveis Pré-Escola I e II (quatro e cinco anos). Na ocasião, pais ou responsáveis deverão trazer cópias da certidão de nascimento da criança, da mãe e dos irmãos citados no ato da inscrição; comprovante de endereço e comprovante de trabalho ou de estudo da mãe da criança.
Já as matrículas de crianças de Berçário e Maternal deverão ser feitas entre os dias 02 e 13 de dezembro, e os pais também deverão aguardar o contato da Secretaria de Educação e Cultura. “As matrículas somente poderão ser feitas dessa forma, a partir do contato dos profissionais da Secretaria de Educação e Cultura”, frisou o secretário César Pimentel, ressaltando que, quem não pode se inscrever no período de setembro e outubro poderá concorrer às vagas remanescentes, cujas inscrições serão reabertas na primeira semana de janeiro.