Prefeitura discute Plano de Carreira do Magistério com gestores educacionais de Itapevi

Plano_Carreira_MagisterioO processo de elaboração do Plano de Carreira do Magistério de Itapevi vem avançando cada vez mais, tanto que, nessa quinta-feira (09), o vice-prefeito Fláudio Azevedo e o secretário de Educação e Cultura, César Pimentel, reuniram-se com os gestores das escolas da rede municipal com o objetivo de deixá-los a par do andamento da fase elaborativa da lei, como também colher opiniões e esclarecer dúvidas.

Antes das medidas iniciais do plano serem apresentadas, Fláudio discursou aos presentes sobre a valorização dos profissionais da rede de ensino. “O Plano de Carreira é importante pois traz estabilidade aos profissionais, possibilitando que os mesmos evoluam na carreira e se sintam motivados”, disse o vice-prefeito. Ele também reforçou a importância das Creches Noturnas e o reajuste do auxílio-alimentação e a implantação do auxílio-transporte. “A prorrogação do horário das creches para as mães que trabalham ou estudam à noite foi uma solicitação de muitas mães. Já o reajuste do auxílio-alimentação e o oferecimento do auxílio-transporte são medidas do Plano de Governo que estão sendo implantadas para valorização dos nossos profissionais”, completou.    

Durante a apresentação, o secretário salientou que as medidas passarão por ajustes. Após a finalização dessa fase, será debatido em plenária com os professores e integrantes do quadro do magistério. “O objetivo da reunião é colhermos informações dos gestores, que são o braço do governo, para que ajustemos o plano, que futuramente, será apresentado em plenária aos professores. A nossa expectativa é de que o plano passe a valer a partir de janeiro de 2014”, explicou Cesar.    

Dentro do texto apresentado, um dos princípios será de valorizar o professor pelo serviço prestado, pelo conhecimento adquirido e desempenho no trabalho, obedecendo à lei nacional do piso salarial. O docente também receberá estímulos quanto ao seu desenvolvimento funcional e à qualificação profissional.

O secretário também destacou a ascensão na carreira, que será feita por evolução horizontal, progressão vertical e promoção (avaliação de desempenho). Quanto à jornada de trabalho, que irá proporcionar ao professor tempo hábil para melhor planejar suas aulas, foram apresentadas as jornadas básicas, reduzidas e ampliadas.

Na jornada básica, por exemplo, o professor cumpriria 30 horas, sendo que 20 horas seriam dedicadas aos alunos e 10 aos trabalhos pedagógicos. Na jornada reduzida, o professor cumpriria 15 horas, das quais 10 seriam com os alunos e 5 para a realização de atividades pedagógicas. Já na jornada ampliada, das 39 horas semanais, 26 seriam para as atividades em sala de aula e 13 para os trabalhos pedagógicos.

Após apresentação dos principais tópicos do plano e esclarecimento das dúvidas, também ficou decidido que os diretores formarão uma comissão composta por seis membros, que participarão, juntamente com os professores, dos debates sobre o plano de carreira.

 

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