Jovens de Itapevi se formam em curso de manutenção de hardware

Formatura_Curso_hardwareDuas novas turmas de jovens de Itapevi se formaram no curso de manutenção básica de hardware (montagem de computadores).

O curso foi realizado graças a um convênio entre a Prefeitura e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Os 40 novos alunos com idades entre 15 e 24 anos estiveram, na última quarta-feira (08), no CEMEB Monteiro Lobato para receber o diploma do curso, que teve duração de 180 horas, o que representa 45 dias de contínua aprendizagem, que ofereceu aos alunos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho já capacitado.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Kleber Maruxo, o curso foi destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social. “Quando falamos em segurança pública, não podemos pensar apenas na atuação repressora dos órgãos. Precisamos pensar também no social, na pessoa humana. Cursos como este permitem que jovens possam seguir o caminho da cidadania”, ressaltou Maruxo.

Durante todo o curso, ministrado do Centro da Referência da Juventude – CRJ, na Cohab, os alunos das duas turmas tiveram contato direto com montagem, desmontagem e reparo de computadores, noções de instalação de redes e manutenção de computadores, além de estarem aptos a trabalhar em um mercado que vem crescendo significativamente devido ao avanço e modernização dos sistemas de comunicação e da tecnologia.

“Nossa cidade está no caminho do desenvolvimento e vocês passam a fazer parte desse processo. Vocês persistiram e chegaram a esta formatura, que é a primeira de muitas que farão. Só depende de vocês estarem em posição de destaque”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida.

A estimativa é que, até fevereiro de 2014, a Prefeitura consiga formar mais 8 novas turmas o que representará a oportunidade de 200 jovens receberem a capacitação profissional, podendo assim, utilizar esse novo aprendizado no auxilia da composição da renda familiar ou até mesmo na busca pela auto-suficiência.

Em mensagem aos jovens, o prefeito Jaci Tadeu falou sobre a importância da qualificação. “Há mais de 30 anos a informática tem sido o segredo do sucesso profissional e não para de evoluir, apresentando sempre novas ferramentas e formas de facilitar a vida das pessoas. Da mesma forma, vocês devem sempre pensar em evoluir e buscar o seu melhor, aproveitando as oportunidades que surgem e estando sempre aptos ao mercado de trabalho”, concluiu o prefeito.

Também participaram da cerimônia de entrega dos diplomas o secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Henrique, o diretor do DEMUTRAN, Cícero Aparecido de Souza, o presidente do CONSEG, Hermógenes Sant’anna, além do presidente da empresa Electa, Michael Ladenthin, que colaborou com a realização do curso.

 

Relacionados