Prefeitura de Itapevi realiza no próximo sábado (13) mais uma ação contra a Tuberculose

Busca_Ativa-TuberculoseA Prefeitura de Itapevi, por meio da  Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica – que integra a Secretaria de Higiene e Saúde -, no próximo sábado (13), irá promover na cidade uma ação de “busca ativa” contra a Tuberculose.

O objetivo é informar a população sobre a doença e detectar possíveis casos no município, e neste sentido, a Prefeitura vai montar um estande no pátio principal do Itashopping e no terminal da estação de trem de Itapevi.

Quem passar pelos locais no horário das 09h às 17h, receberá orientações, e além disso, as pessoas que apresentarem sintomas da doença – como tosse há mais de duas semanas, perda de peso e suor noturno –, serão encaminhadas com o pedido do exame para a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

“A Tuberculose, se for tratada de forma correta, é uma doença que tem cura. No entanto, ainda é responsável pela morte de cerca de dois milhões de pessoas por ano no mundo, e o grande número de óbitos se deve ao abandono e descobrimento tardio da doença. Por isso, frequentemente realizamos diversas ações para que nosso munícipe seja orientado, e, em casos de detecção da doença, já seja encaminhado para tratamento”, declara a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica.

Dentre as formas de transmissão da doença estão o contato com a pessoa portadora, uma vez que a doença pode ser propagada pelo ar. A tosse é um dos principais sintomas e quando ela persistir por mais de três ou quatro semanas, o paciente deve ser encaminhado ao Posto de Saúde para realizar o exame de escarro.

 

Dia Mundial do Diabetes

Entre os dias 10 e 13 de novembro, a Prefeitura irá realizar também uma série de ações voltadas ao Dia Mundial do Diabetes, que é lembrado no dia 14 de novembro. Na quarta-feira (10), o Espaço Cultural 930 foi palco de diversas atividades, e dente elas, foram apresentadas palestras e filmes. No final, os participantes realizaram ainda exames de controle de glicemia (dextro) e pressão arterial.

Três unidades de saúde irão desenvolver atividades específicas para celebrar o tema.  No dia 11, enfermeiros da USF do Jardim Briquet irão  ministrar uma palestra aos munícipes e, no dia 12, é a vez da UBS Santa Rita I, que além de palestra, vai apresentar um filme. A UBS da Vila Dr. Cardoso também está oferecendo palestras e a atividade se estende até o dia 12 (sexta-feira).

No sábado (13), agentes da saúde estarão presentes no Itashopping das 10h às 16h para tirar dúvidas dos munícipes e ainda passar todas as informações em relação a doença. Na ocasião, a população também terá a oportunidade de medir a pressão e controle de glicemia.

Relacionados