Prefeitura promove dia de combate ao diabetes em Itapevi

Diabetes-itapevi_Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, realizou no Espaço Cultural 930, no Jardim Santa Rita, o Dia do Combate e Prevenção ao Diabetes, um evento com palestras sobre os cuidados necessários para se prevenir e tratar a doença.

Durante o evento, estiveram presentes a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Profº. Paulinho),  o chefe de gabinete de Higiene e Saúde, Reynaldo Gil, e a coordenadora da equipe de enfermagem e organização do evento, Juliana dos Santos Paço.

Antecedendo as apresentações, profissionais da Saúde realizaram o teste de Glicemia Capilar, que consiste na verificação do índice de glicemia no organismo por meio de uma pequena mostra de sangue, coletada da ponta de um dos dedos da mão, e verificada por meio de um aparelho eletrônico, com  resultado obtido em poucos segundos.

“Estou muito feliz de ver que a maioria do público presente faz parte do grupo da terceira idade do município. É nessa fase onde encontramos as principais complicações da doença, que implicam na maneira de se tratar os pacientes, de como lhes explicar os sintomas e as formas de tratamento, como, por exemplo, o uso correto da insulina, medicamento que auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue”, disse Dra. Ruth, que também é médica.

As palestras foram ministradas pela enfermeira Ariane Ruiz Gutierrez e pela nutricionista Mariana Santos Barreto, com o auxílio de slides e um vídeo explicativo, que transmitiram informações e orientações referentes ao Diabetes, que se caracteriza por um aumento anormal da taxa de glicose (açúcar) no sangue, e sobre formas corretas de alimentação.

A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas em excesso, traz sérias complicações à saúde. O Diabetes é uma das cinco doenças de maior índice de óbito mundial, chegando a atingir 240 milhoes de pessoas. Só no Brasil, a doença chega a atingir 12% da população.

O evento foi encerrado com uma apresentação teatral, elaborada pelo próprios profissionais da saúde, demonstrando como um portador de Diabetes pode ter uma vida normal e sadia, aderindo certos cuidados à sua alimentação.

Relacionados