Prefeitura de Itapevi realiza formatura dos alunos do ProJovem Adolescente

Formatura_Pro_JovemO Centro de Referência da Juventude (CRJ), em itapevi, foi palco da formatura dos alunos do ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, que atendeu, esse ano, 330 jovens com idades entre 15 e 17 anos pertencentes às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que estavam em situação de risco social.

Divididos em coletivos nos quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social)– Amador Bueno, Aurora, Cardoso e Maristela -, os integrantes do programa tiveram a oportunidade, por meio de inúmeras atividades, de obter contato com temas como a Convivência Social, a Participação Cidadã e o Mercado de Trabalho, e hoje se encontram prontos para os desafios da vida moderna.

A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi; do Presidente da Associação dos Deficientes de Itapevi, Antero Branco; e dos vereadores, Fláudio Azevedo Limas, Júlio Portela, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e Roberval Luís Mendes (Val).

O vereador Prof. Paulinho falou sobre o desenvolvimento da cidade a partir de trabalhos como os realizados pelo ProJovem nos CRAS da cidade. “Hoje a cidade de Itapevi não é mais dormitória, ela gera cada vez mais oportunidades para os jovens e adultos. E estamos vivendo isso. Nossos jovens receberam diversas palestras como as de Bullying e sobre o mercado de trabalho, e isso faz com que eles se sintam mais valorizados. Além disso, o programa é uma grande oportunidade de profissionalização”, disse o vereador.

Todo o projeto recebeu o acompanhamento de psicólogos e técnicos devidamente capacitados. Temas atuais, muitos deles intimamente ligados ao mundo dos adolescentes, despertaram o interesse dos jovens e os fizeram refletir sobre os assuntos tratados. Além disso, uma bolsa-auxílio cedida pelo Governo Federal incentivou os familiares a não impedir os jovens de participar do programa.

Representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a secretária Ruth Gianezzi enfatizou a importância do programa na vida dos adolescentes. “Esta é uma tarde muito alegre para nós, pois podemos ver o que foi desenvolvido durante o ano, como os trabalhos de orientação cultural e social. Com as parcerias feitas com a câmara municipal e com as Secretarias da prefeitura, nossos jovens receberam várias palestras de apoio e incentivo”, comentou Ruth.

Ainda segundo a secretária Ruth Gianezzi, os CRAS são ferramentas fundamentais para que esse projeto alcance diretamente os jovens. “O ProJovem veio para contemplar os CRAS, esse espaço conquistado pela administração Dra. Ruth-Jaci Tadeu. E graças a isso o governo tem investido em vocês, jovens. Esperamos que 2012 seja cheio de esperança e que traga o que há de melhor para vocês”, completou.

Além da entrega de certificados de conclusão do programa, os alunos também foram premiados com medalhas por participarem do I Jogos da Cidadania, promovidos durante todo o ano, e também realizaram apresentações musicais durante o evento.

Relacionados