PREFEITURA DE ITAPEVI REALIZA FORMATURA DAS PRIMEIRAS TURMAS DO PROJOVEM ADOLESCENTE

ProJovemMais de 300 jovens concluíram com sucesso os dois anos de atividades do programa

Com o certificado nas mãos, mais de 300 adolescentes de Itapevi comemoraram, nessa terça-feira (24), a conclusão das atividades do ProJovem Adolescente. Desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, o programa atendeu, nos últimos dois anos, jovens com idades entre 15 e 17 anos pertencentes às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que estavam em situação de risco social.

Divididos em coletivos nos quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade, os integrantes do programa tiveram a oportunidade, por meio de inúmeras atividades, de obter contato com temas como a Convivência Social, a Participação Cidadã e o Mundo do Trabalho e hoje se encontram prontos para os desafios da vida moderna.

A entrega oficial dos certificados foi promovida pela Prefeitura na Câmara Municipal em cerimônia que contou com a presença da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcel Kraide; da técnica responsável pelo ProJovem Adolescente Eusmize Reis; das orientadoras Bárbara Suzane, Roberta Carneiro, Fúvia Carvalho, Patrícia Camilo, Tatiane Vaz, Djanete Vaz e Raquel Maschete; da assistente social Maria Otília Gardin; dos psicólogos José Augusto da Silva e Doris Ribeiro; e das coordenadoras dos CRAS, Maria Angélica Motta (Aurora) e Célia Regina Mazzo (Cardoso).

Ao longo de 2008 e 2009, 375 adolescentes beneficiados com o ProJovem desenvolveram atividades envolvendo seis temas transversais: “Juventude e Cultura”, “Juventude e Meio Ambiente”, “Juventude e Trabalho”, “Juventude e Esporte e Lazer”, “Juventude e Saúde” e “Juventude – Direitos Humanos e Sócio-assistenciais”. Pesquisas, estudos, reflexões e debates sobre temas que fazem parte da vida dos adolescentes foram frequentes nos encontros do grupo. O acesso à cultura, ao esporte e a práticas lúdicas que estimulem a criatividade foi garantido nas oficinas, outra atividade comum no programa, totalizando uma carga horária de 1,2 mil horas.

Todo o projeto recebeu o acompanhamento de psicólogos e técnicos devidamente capacitados. Temas atuais, muitos deles intimamente ligados ao mundo dos adolescentes, despertaram o interesse dos jovens e os fizeram refletir sobre os assuntos tratados. Além disso, uma bolsa-auxílio cedida pelo Governo Federal incentivou os familiares a não impedirem os jovens de participar do programa.

Representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a secretária Ruth Gianezzi fez um balanço de todas as atividades realizadas. Segundo ela, no entanto, a formatura não representa o fim do ProJovem Adolescente em Itapevi, visto que novas turmas serão criadas em 2010 e, assim, outras centenas de jovens deverão ser contempladas.

Para os que deixam o programa, as atividades foram responsáveis por uma verdadeira transformação na forma de enxergar o mundo. “Aprendi sobre meus direitos e deveres como cidadã, a participar de uma entrevista de emprego, a fazer um currículo atraente, a montar uma empresa, sem falar nos amigos que fiz”, relata a jovem Camila de Souza, de 15 anos.

“Este é um projeto que faz a diferença e, por isso, foi tão bem acolhido por nossa prefeita Dra. Ruth. Hoje, podemos olhar para cada rosto aqui presente e ver que muita coisa mudou. Esses adolescentes entenderam seu papel na história. Desejo, portanto, que eles possam caminhar, a partir de agora, tendo plena consciência do seu potencial e capacidade. Eles podem, com toda a certeza, decidir o futuro desta cidade”, comentou Ruth Gianezzi.

Relacionados