PREFEITURA DE ITAPEVI PROMOVE SEMANA DE ENFERMAGEM

_Enfermagem_ItapeviUma série de atividades marcou a Semana de Enfermagem, promovida pela Prefeitura de Itapevi, entre os dias 11 e 13 de maio. O evento, realizado no auditório Professor Darcy Ribeiro, nas dependências da Secretaria de Educação e Cultura, foi destinado a enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem e estudantes da área da saúde.

A abertura, que aconteceu no dia 11, contou com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu, do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Higiene e Saúde, Reinaldo Gil, e da coordenadora de enfermagem das UBS’s e PSF’s Juliana Santos do Paço.  Jaci Tadeu ressaltou a importância do profissional da enfermagem, dizendo que eles realizam um grandioso trabalho na linha de frente dos Prontos Socorros e Unidades de Saúde de Itapevi.

“Gostaria de agradecer a presença de todos e deixar registrado minha admiração, já que são os enfermeiros que fazem o primeiro atendimento aos pacientes, efetuando o socorro antes mesmo dos médicos, e demonstram muita competência no que fazem. Que vocês se sintam cada vez mais valorizados como profissionais e seres humanos”, declarou Jaci Tadeu.

A enfermeira fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren) abriu o ciclo de palestras do evento e falou sobre Registro, abordando temas como a Anotação e Sistematização de Assistência de Enfermagem.

Uma equipe do SAMU de Itapevi apresentou aos participantes o programa Parceiros do SAMU, que tem como principal objetivo conscientizar a população de como e quando deve acionar o serviço, a fim de diminuir a ocorrência de trotes. A equipe fez ainda uma encenação simulando o atendimento em casos de acidente.

Na quarta-feira (12), enfermeiras do PSF Jardim Briquet ministraram uma palestra sobre Humanização e Motivação, e dentre os assuntos abordados, foi passado que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do atendimento e que é importante ir além do esperado. Na mesma data, uma enfermeira do PSF Parque Suburbano proferiu a palestra sobre Poliomielite, explicando o que vem a ser a doença, suas causas e efeitos e formas de prevenção, enfatizando que a vacinação é importante e muito eficaz.

No último dia (13), profissionais do PSF Parque Suburbano também falaram da importância do aleitamento materno indicando que os enfermeiros precisam entender todo o processo de amamentação para orientar as mães que estão nesta fase. E para encerrar, a Companhia de Dança de Itapevi apresentou uma peça com o tema: “A Importância da Enfermagem no Cuidado com o Paciente”, com direção do professor Lau Silva. O bom humor, atenção e o carinho que o enfermeiro deve ter com o paciente foram destacados na peça.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica, o enfermeiro desempenha um papel fundamental na área da saúde e sua valorização constantemente se faz necessário. “Por isso, promovemos estes eventos com o propósito de demonstrar nossa gratidão e reconhecimento a estes profissionais tão dedicados”, ressalta.

Relacionados