Prefeitura de Itapevi promove II Sensibilização de Aleitamento Materno

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Itapevi realizou a segunda edição de Sensibilização de Aleitamento Materno. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, no Centro, e reuniu aproximadamente 120 profissionais da saúde.

O objetivo do encontro foi derrubar tabus e preconceitos sobre amamentação e conscientizar  sobre a importância do leite materno nos primeiros anos da vida do bebê, por meio da capacitação de equipes de saúde como agentes multiplicadores junto às gestantes, mulheres e famílias do município. 

Em Itapevi, a primeira edição aconteceu em 2015.

O evento integra o Agosto Dourado, mês em que são realizadas nacionalmente campanhas pró-aleitamento em unidades de saúde no país. Participaram da iniciativa profissionais administrativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas e gestores de unidades de saúde. 

“Temos um percentual médio de 50% das mulheres amamentando seus filhos até os 6 meses exclusivamente com leite materno”, disse a coordenadora de Saúde da Criança de Itapevi, Adriana das Graças Montanher.

“É preciso aumentar esse número e conscientizar de que este leite é um alimento rico nutricionalmente, o bebê necessita, não causa problemas de saúde ou vergonha para a mulher continuar amamentando esta criança, assim como assegura um desenvolvimento melhor a mais saudável ao bebê, diminuindo inclusive o número de internações”, completou Adriana.

O encontro contou com a palestra do médico pediatra/neonatologista, Antonio Carlos de Moraes, especialista em terapia intensiva pediátrica com certificação internacional. Ele abordou questões como a posição correta da amamentação, benefícios, dificuldades enfrentadas pela mãe e características do aleitamento materno.

“Precisamos deixar claro que existem problemas mamários, como dores e machucados nas mamas, durante a amamentação, mas são fatos transitórios e não podem se tornar empecilhos para desistir do aleitamento”, disse Moraes. “Há soluções e as equipes de saúde estão à disposição para auxiliarem quando estes problemas surgirem”, afirmou.

Psicólogo da UBS da Cohab, Claudiney Augusto Yamaguti abordou o relacionamento e formação do vínculo familiar entre pais e filhos, bem como a sua interação durante a amamentação. “Muitas mães deixam de amamentar por preconceito de que os seios cairão e o corpo irá deformar, assim como muitos homens e geralmente seus parceiros não a estimulam a amamentar seus filhos dizendo principalmente que os seios dela cairão. Isso é preconceito”, disse.

A população precisa estimular o aleitamento, disse a secretária de Saúde, Luiza Nasi. “É um momento de conexão entre mãe e filho. É um ato de amor e reconhecimento mútuo. Ali, naquele ato, são transmitidos valores de união, carinho e sensibilidade que devem ser levados em consideração e respeitados”, afirmou.

As palestras aconteceram das 8h às 12h. Os participantes recebem certificado de participação do evento.

Relacionados