Estudantes de Itapevi assistem palestra sobre Educação no Trânsito

A Prefeitura de Itapevi promoveu, nesta quarta-feira (23), uma palestra sobre Educação no Transito para cerca de 50 crianças das turmas 3º anos A e B da Cemeb Dona Floriza Nunes de Camargo, no Jardim Rainha. As palestras serão ministradas também para outras quatro turmas de terceiro ano na quinta (24) e sexta (25), totalizando 175 crianças que estudam na unidade.  

Para a agente de trânsito e palestrante, Ana Cláudia Silva, a iniciativa é importante porque tem como objetivo ensinar e orientar as crianças sobre direitos e deveres no trânsito. “Nosso objetivo é conscientizar as crianças para que elas contribuam para a redução e prevenção de acidentes no trânsito ao cobrarem de pais e professores uma mudança de postura”, disse.

Com duração de uma hora, a palestra “Uma via de mão única” também contou a distribuição de materiais didáticos voltados ao tema. Nela, foram abordados os seguintes tópicos: utilização do aparelho celular ao volante, direitos e deveres de motoristas e pedestres, uso do cinto de segurança, travessia em faixa de pedestre e direção.

As palestras dão continuidade às ações de formação do Maio Amareloque aconteceram em algumas escolas da rede municipal e entregou certificados para aproximadamente 250 crianças. “Em apenas uma empresa de grande porte, demos palestra para cerca de 2 mil colaboradores no primeiro semestre”, disse Ana Cláudia. 

Para Ana Lúcia Sena, professora do 3º ano B, é muito importante trabalhar o conteúdo dentro e fora de sala de aula. “É preciso que este aprendizado seja transformador e o conhecimento extrapole a palestra, esclareça as dúvidas e ao retornarmos para as salas de aula e os nossos lares repensemos nossos papéis como motoristas, pedestres e cidadãos”, afirmou.

O pequeno Enzo Reis Oki, 9, estudante do 3º B, disse que o pai costuma usar o celular enquanto dirige, mas disse que se depender dele isso não vai acontecer. “É perigoso, pode causar um acidente. Mas não é apenas isso que devemos fazer. Precisamos usar o cinto de segurança no banco da frente e de atrás, atravessar na faixa de pedestres e ficar atento às cores no semáforo para não sofrermos acidentes”, comentou. 

Relacionados