Prefeitura de Itapevi promove ciclo de palestras na Vila Dr. Cardoso

Palestra_CardosoNa última semana a Prefeitura de Itapevi levou até a população, por meio do Centro de Referencia Social (Cras) Cardoso, diversas palestras abordando diferentes temas.

Palestras sobre drogas, ovos de páscoa, relaxamento e autoestima foram apresentadas com grande número de espectadores. Em sua maioria beneficiários dos programas sociais Bolsa Família e Renda Cidadã.

As palestras têm como principal objetivo levar até a população auxílio e conhecimento sobre os temas abordados, e, consequentemente, ajudar o povo itapeviense.

A Oficina de Meditação e Relaxamento, ministrada pela psicóloga Maria Lúcia Dias, trouxe até o Cras Cardoso 43 pessoas. O objetivo era mostrar para a população, formas de relaxar durante os estressantes dias da semana. Músicas calmas e relaxantes foram reproduzidas durante a palestra, juntamente com exercícios de relaxamento.

Drogas e suas consequências levou aos espectadores o conhecimento dos primeiros sintomas apresentados por um usuário de drogas, e como identificar as reações de cada uma delas. Robson de Freitas, o palestrante, se disponibilizou após a palestra a atender em particular famílias que passavam por problemas em casa com as drogas. Em média, 140 pessoas assistiram à palestra.

Outras palestras que também ocorreram foram de autoestima, com o palestrante Marcos Vinícius, e ovos de páscoa, com Sandra, visando que o munícipe possa ter sua própria renda, fabricando ovos de páscoa em sua própria casa. Em média 70 pessoas compareceram ao Cras Cardoso para melhorarem sua autoestima, e aprender como fazer ovos de páscoa.

CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS – são os braços da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, espalhados em bairros considerados pólos na cidade. Através dos CRAS, os munícipes podem ter acesso aos mesmos serviços disponíveis na sede da Assistência Social, sem a necessidade de se deslocar ao centro de Itapevi.

Os CRAS oferecem os serviços de Proteção Social Básica como Programa de Atenção Integral às Famílias; Atividades de Geração de Emprego e Renda; Serviços Sócio-educativos para crianças e adolescentes; Atividades de Incentivo psicossocial para pessoas ou grupos; Encaminhamentos para outros atendimentos oferecidos na Rede Sócio-assistencial. Profissionais capacitados são mantidos nessas unidades e atendem de forma a suprir as necessidades dos moradores dos bairros mais distantes do centro.

Relacionados