Prefeitura de Itapevi investe em comodidade e bom atendimento no Velório e Cemitério Municipal

cemiterio_itapevi“A população de Itapevi pode contar com um serviço de grande qualidade no Velório e Cemitério Municipal, que tem recebido inúmeros investimentos por parte da Prefeitura”, afirma a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Atualmente passando por um serviço reforçado de manutenção, visando a organização do espaço para visitação no Dia de Finados (2 de novembro), o local oferece um serviço cada vez mais dinâmico e humanizado aos visitantes.

A ação mais destacada dos órgãos é o serviço de Auxílio Funeral a famílias de baixa renda quando perdem seus entes. O Velório Municipal, após uma triagem feita por profissionais do setor, pode fornecer gratuitamente à família urna funerária, enfeites, translado e sepultamento do ente falecido. O serviço pode ser solicitado à direção do Velório Municipal, que atende 24 horas por dia. “Esta ação representa uma economia de pelo menos R$ 500 às famílias de baixa renda, nos custos de enterro”, comentou a prefeita.

Outra ação importante da Prefeitura no espaço é a organização dos jazigos do Cemitério, tanto para visitação pública, como ordenamento geral do setor. A partir de 2006, todo o arquivo de identificação de jazigos foi digitalizado, facilitando o acesso a informações de sepultados no Cemitério Municipal. Atualmente a administração do Cemitério está catalogando os jazigos particulares abandonados e convocando os proprietários a cuidarem dos espaços. “Foram encontrados 234 jazigos sem cuidado e seus donos serão notificados a tomar providências”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi.

Dia de Finados

O Cemitério Municipal está sendo preparado para receber milhares de visitantes no Dia de Finados. De acordo com a administração do setor, o Cemitério permanecerá aberto durante todo o dia e os profissionais estarão à disposição dos visitantes para prestar informações. Além disso, servidores da Secretaria Municipal de Segurança – agentes de trânsito e guardas municipais – permanecerão no local durante todo o período. Celebrações religiosas em homenagem aos mortos também estão previstas durante o dia.

Informações sobre os serviços do Cemitério Municipal, que funciona diariamente das 8 às 17 horas, podem ser obtidas através do telefone 4142-6743. No Dia de Finados, o horário de funcionamento será das 7 às 18 horas. Já os serviços do Velório Municipal, que funciona 24 horas por dia, estão disponíveis pelo telefone 4141-8817. O endereço das duas unidades é o mesmo: rua Gaudêncio Barbosa, 486 – Jardim Julieta.

Relacionados