Prefeitura de Itapevi intensifica trabalhos de prevenção a enchentes e alagamentos

Limpeza e manutenção das principais vias coletoras de águas pluviais e bueiros da cidade são medidas preventivas a possíveis alagamentos e enchentes. Diante disso, a Prefeitura de Itapevi intensifica essas atividades, fruto de um cronograma anual, com o objetivo de causar menos transtornos à população. 

As ações evitam em grande parte que nos próximos quatro meses, época de grande incidência de chuvas, os moradores da cidade sofram com alagamentos, enchentes, desmoronamentos e desbarrancamentos. Vale ressaltar que essas medidas são mantidas pela administração municipal durante todo o ano, mas durante as semanas anteriores ao período de chuvas são intensificadas pela Secretaria de Obras e Serviços.

Áreas como os piscinões do Parque Suburbano e do rio Barueri-Mirim, além de córregos na região central da cidade, estão recebendo intervenções dos profissionais da Prefeitura, que executam a limpeza dos dutos coletores, retirando dejetos, entulho e lixo que possam causar o acúmulo e transbordamento de água.

De acordo com a pasta, no período entre agosto e outubro, 397 bueiros foram limpos nas áreas de maior risco como a região central, Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Também durante os três meses, a Prefeitura registrou o percurso de 25.679,60 metros de ruas varridas, o que também permite a desobstrução das bocas de lobo. Além da limpeza, serviços de manutenção nas grades seletivas de proteção são realizados para maior segurança e filtragem das águas dos canais. 

Esse método preventivo está estabelecido no calendário do Plano de Ação Integrada (P.A.I.) – instituído no início deste ano – que agiliza os atendimentos emergenciais. O projeto, que pertence à pasta da Secretaria de Segurança, adota uma série de medidas para normatizar os procedimentos de orientação para os plantonistas e para as secretarias integradas.

O plano, coordenado pela Defesa Civil, tem o objetivo de mobilizar um grupo integrado de agentes públicos, formado por representantes da Central de Comunicação e Monitoramento da Guarda, do Departamento de Trânsito (Demutran) e das Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Assistência Social e Cidadania, Higiene e Saúde, Receita, Governo e Habitação, que são relacionadas aos eventos adversos como, por exemplo, enchentes e desabamentos de casas e encostas.

Para isso, a equipe de atendimento conta com o plano normativo que agrega informações para procedimentos que exijam atendimento rápido. Isso possibilita, além do atendimento em conjunto, a minimização dos danos causados à saúde e à segurança da comunidade, do patrimônio público e privado e também ao meio ambiente.

Na prática, com a criação do P.A.I., o morador passa a contar em definitivo com o telefone 199 (ligação gratuita – 24 horas por dia) para solicitar apoio da Prefeitura de Itapevi em emergências. No atendimento, o morador se identifica, relata o problema e indica o endereço e ponto de referência da ocorrência. O profissional, então, encaminha a informação aos setores envolvidos para que a solução venha o mais rápido possível.

“A Prefeitura de Itapevi vem tomando as providências para que a população não sofra com as enchentes, alagamentos, desmoronamentos e desbarrancamentos. A unificação dos procedimentos adotados pelos agentes públicos, na prestação de auxílio aos moradores em situações de emergência, pela criação do P.A.I. é uma delas. É importante que a população se familiarize com esses procedimentos e use o telefone 199 sempre quando for necessário”, disse o prefeito Jaci Tadeu.

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