Prefeitura de Itapevi intensifica prevenção ao mosquito da dengue

Acoes_preventivas_dengueA Prefeitura de Itapevi vem reforçando as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Nesta semana, segundo cronograma da Secretaria de Higiene e Saúde, profissionais da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores percorreram alguns bairros tendo como objetivo conscientizar a população.

Na quinta-feira (11), os agentes estiveram no Parque Suburbano, passando informações e distribuindo panfletos explicativos sobre como prevenir a proliferação do mosquito, que se reproduz principalmente em épocas de chuvas, e a partir de água limpa e parada. Até o final desta semana os agentes passarão nos bairros Bela Vista, Parque Wey e Amador Bueno.

As visitas são realizadas pelos agentes comunitários de saúde, que passam pelas casas, dando orientações como: não deixar vasos com plantas e outros recipientes com acúmulo de água, telar reservatórios, lavar vasilhas de alimentação de animais domésticos, dentre outras precauções, para que haja uma efetiva prevenção contra o mosquito.

Além de alertar sobre as precauções que devem ser tomadas, os agentes aconselham os moradores a buscarem orientação médica em caso de suspeita de dengue, e alertam para os sintomas (febre aguda com duração maior do que 7 dias, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, prostração, dores musculares e nas juntas, e manchas avermelhadas no corpo).

Os agentes de saúde também buscam identificar possíveis focos de reprodução do mosquito e colher larvas para estudos e análises, além de passar orientações aos moradores sobre como manter o quintal sempre seco e protegido, para que não se torne um ponto para o desenvolvimento do transmissor da doença.

Conscientizar a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, para o prefeito Jaci Tadeu, é o caminho mais eficiente para manter o município livre da dengue. “A Prefeitura está reforçando os serviços preventivos à dengue. Se cada um dos moradores fizer sua parte, seguindo as orientações já bem conhecidas, nossa cidade estará cada vez mais longe da dengue”, declarou Jaci.

Relacionados