Prefeitura de Itapevi intensifica fiscalização e apreende caminhão realizando descarte ilegal

Fiscais da Prefeitura de Itapevi apreenderam, nesta quarta-feira (13), um caminhão com placa de outro município realizando o descarte ilegal de um sofá. O caminhão estava na estrada Lucinda de Jesus Silva – Cohab e o motorista foi abordado no momento em que realizava o despejo do móvel no canteiro da via.

Cumprindo a Lei Complementar 70/2013 – que proíbe o descarte irregular de entulho pela cidade – o motorista do caminhão teve seu veículo recolhido para o pátio, onde ficará no tempo mínimo de 10 dias. Com o flagrante, além de ter o caminhão apreendido, o motorista também terá que pagar multa à Secretaria da Receita.  As regras foram publicadas na edição 245 do Diário Oficial que pode ser consultado no site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br).

A Prefeitura vem investindo e intensificando a fiscalização com relação ao descarte ilegal de entulho. O intuito da ação é promover o destino correto de resíduos de qualquer natureza, que muitas vezes é lançado ilegalmente nos rios e córregos, além de vias públicas da cidade. Essa irregularidade provoca inúmeros transtornos à população como contaminação do solo e proliferação de roedores.

A administração municipal é responsável em fiscalizar o destino correto dos resíduos e, o transporte fica a cargo do munícipe por meio de serviço particular. As denúncias sobre descarte ilegal de entulho em Itapevi podem ser efetuadas pelo telefone do Departamento de Fiscalização de Posturas (4143-7500), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou no 199 (ligação gratuita) da Secretaria de Segurança, 24 horas por dia.

Cata-Bagulho

Vale lembrar que a Prefeitura também possui a Operação Cata-Bagulho. A ação auxilia o descarte correto de materiais em desuso como colchões, sofás e pneus, por exemplo. A medida ecologicamente correta recolhe itens que muitas vezes são colocados em áreas propícias a desastres ecológicos.

O objetivo é evitar que materiais descartáveis sejam acumulados em terrenos baldios, margens, leitos de rios e córregos da cidade. A Operação Cata-Bagulho segue um cronograma e passa por todos os bairros da cidade, bem como nos condomínios residenciais de Itapevi.

Relacionados