Prefeitura de Itapevi entrega mais 27 moradias do Parque dos Bandeirantes

Casa_VL_PazA Prefeitura de Itapevi concluiu mais uma etapa do processo de reurbanização integrada da rua Egito e adjacências, no Jardim Santa Rita. Na última semana, mais 27 famílias que habitavam em áreas de risco naquele bairro foram removidas para o Parque dos Bandeirantes, próximo ao bairro Alto da Colina, e passaram a ocupar as novas moradias ali construídas.

Com mais esta remoção, ao todo foram 222 famílias retiradas das áreas de risco e inseridas em um novo contexto de moradia. O processo teve início em julho, quando foram removidas 80 famílias, prosseguiu em agosto, quando mais 115 receberam as novas moradias e foi concluído nesta sexta-feira (24). A prefeita Dra. Ruth Banholzer e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva acompanharam as mudanças ao lado dos vereadores Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Silas Pinheiro da Silva e Luciano de Oliveira Farias (Bolor).

“Grande parte dessas famílias tem o maior interesse em progredir, em buscar uma vida melhor. Tanto é verdade, que muitos moradores já estão realizando melhorias nas casas adquiridas, ampliando os cômodos, dando um acabamento interno e externo, enfim, enfeitando sua nova casa. Este é o verdadeiro sentido da reurbanização integrada, que é de estimular a mudança na vida das pessoas e uma mudança para melhor”, comentou a prefeita.

Uma das moradias entregues na ocasião ilustra o comentário da prefeita a respeito da urbanização. Trata-se da nova casa de José Jonas da Silva, de 47 anos. Antes da mudança, Jonas já deixou a nova moradia pronta para sua família, colocando piso de cerâmica, pintando as paredes e adornando com acabamento em gesso as cantoneiras do teto. O resultado impressionou a prefeita Dra. Ruth e as demais autoridades.

Os imóveis construídos no Parque dos Bandeirantes possuem 32 m² de área construída, podendo ser ampliados pelos moradores para mais de 36,80 m². O bairro possui ruas pavimentadas, rede de água tratada e de coleta de esgoto domiciliar e rede de energia elétrica. Assim como na área de remanejamento, outras 30 casas do mesmo modelo serão construídas no próprio Jardim Santa Rita.

Com o remanejamento das famílias, as antigas residências estão sendo demolidas e, em seu lugar a empresa contratada está abrindo e pavimentando novas ruas, implantando rede oficial de energia elétrica, de fornecimento de água tratada e de coleta de esgoto domiciliar. Além disso, será construída uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e uma praça. Já no Parque dos Bandeirantes, será implantada uma Unidade Básica de Saúde e uma quadra esportiva. “Estamos garantindo a infraestrutura tanto para as famílias remanejadas quanto para as que permanecerão no local, oferecendo maior qualidade de vida a todas as 533 famílias atendidas com o projeto de reurbanização integrada”, disse o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Relacionados