Prefeitura de Itapevi inicia obras de canalização do rio Barueri-mirim

Canalizacao_BarueriMirimTiveram início, na última sexta-feira (24), as maiores ações públicas da história voltadas ao combate às enchentes em Itapevi.

Tratam-se das obras de canalização de rio e córregos que percorrem o município, e que ao final dos trabalhos garantirão uma grande redução nos índices de inundações nos bairros ribeirinhos na cidade.

A primeira fase dos trabalhos é o atendimento a maior via fluvial da cidade: o rio Barueri-Mirim, que corta a região central e segue até o bairro Jardim Vitápolis. Nesse bairro foi instalado o canteiro de obras que concentrará grande parte das atividades iniciais. Nesta semana, foi iniciado o serviço de concretagem das placas que serão alocadas ao longo do leito do rio.

As placas, em formato de ‘L’, serão interligadas e adaptadas ao curso do rio. Cada forma conta com 3,5m de altura, que deve ser inserida após o processo de dragagem (escavação para aumento de profundidade) e limpeza do rio Barueri-Mirim. Somente nesse rio, serão implantadas 5 mil peças de concreto. O prefeito Jaci Tadeu acompanhou os primeiros passos desta ação e falou sobre o andamento das obras, que será o maior investimento público já feito em Itapevi.

“Este é um sonho da nossa população, e de pessoas como a ex-prefeita Dra. Ruth Banholzer, que me incumbiu da tarefa de preparar este projeto histórico e de suma importância para nossa cidade. Quero acompanhar de perto a sequência das obras e poder, ao final delas, dizer que o sonho se tornou realidade“, comentou Jaci Tadeu, que estava acompanhado do secretário de Planejamento, José Americo Pereira Leite.

As obras de canalização são frutos de um amplo projeto de macrodrenagem feito pela Prefeitura e que serão custeadas a partir de R$ 96,9 milhões em recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, conforme o andamento dos serviços. Trata-se de um crédito que a Prefeitura possui com instituição bancária, que paga diretamente às empresas responsáveis pelas obras, conforme elas vão avançando as etapas do projeto.

As ações – que contemplam ainda a canalização dos córregos Ribeirão do Sapiantã e Paim, bem como a implantação de três piscinões de retenção de águas e construção de passagens de veículos e pedestres – são resultados dos trabalhos realizados pela equipe técnica comandada pelo atual prefeito desde 2006, quando ainda atuava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura.

“Àquela época, nossa cidade acabara de passar por uma de suas maiores inundações, quando dezenas de pessoas perderam bens materiais e tiveram de deixar suas casas. Desde então, buscamos alternativas para a questão mas, na maioria das vezes, obtínhamos recursos para obras paliativas ou de pequeno porte. Vimos que era preciso um amplo projeto que atendesse a cidade de uma forma mais completa, algo que somente está sendo possível com apoio do Governo Federal”, relembrou o prefeito.

Relacionados