Prefeitura de Itapevi firma acordo para garantir tarifa social de energia elétrica

Itapevi1

A Prefeitura de Itapevi acaba de assinar um acordo com a concessionária de energia elétrica, AES Eletropaulo, visando garantir à população de baixa renda o benefício da tarifa social e ainda possibilitar o acesso a programas do Governo Federal, já que o acordo prevê ainda a agilização do cadastramento dos clientes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

 

A tarifa social é concedida a clientes que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo, comprovada por NIS registrado no CadÚnico, ou famílias em que um dos membros usufrua do benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), concedido a pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos que comprovem não ter condições de se manter ou ser mantido por sua família.

 

Segundo informações divulgadas pela distribuidora, a iniciativa conta com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social. Um mutirão de preenchimento das informações dos clientes no CadÚnico será iniciado até o final deste mês. Com isso, famílias que tinham direito ao benefício estarão com suas informações atualizadas de acordo com a nova regra da tarifa social de energia elétrica, estipulada pela Aneel. Em outros casos, quem não sabia do benefício e se enquadra às mudanças também será cadastrado.

 

“Vamos dar todo o suporte técnico para o processo de cadastramento e auxiliaremos a concessionária na identificação de famílias com direito ao benefício da tarifa social. Assim, pretendemos contemplar centenas de famílias com descontos substanciais em sua conta de luz”, explica o vice-prefeito Jaci Tadeu.

 

Somente em Itapevi, a AES Eletropaulo regularizou 41 núcleos de baixa renda, beneficiando mais de 11,6 mil famílias. Além do município, São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Taboão da Serra e Embu das Artes também já assinaram o Termo de Cooperação Técnica. Outras cidades deverão firmar acordo com a distribuidora nos próximos meses.

 

“Nosso objetivo é agilizar o cadastramento e atualização de informações dos clientes, garantindo que as famílias não percam o desconto na conta de energia. Essa população também pode ser beneficiada por outros a programas do Governo Federal, porque estarão com os dados no CadÚnico”, garantiu o diretor executivo comercial da AES Eletropaulo, Roberto Mário Di Nardo.

 

Ao todo, a concessionária prevê disponibilizar 250 entrevistadores de campo e outros 110 digitadores para todos os municípios para cadastrar clientes no CadÚnico e emitir o NIS (Número de Inscrição Social), pré-requisitos para a concessão do benefício da Tarifa Social.

 

Novo Posto

No final de junho, a Eletropaulo inaugurou o novo posto da rede conveniada de atendimento ao cliente em Itapevi, situado na rua Manoel Alves Mendes, 204, Centro. Em local muito mais acessível aos moradores, a nova unidade de atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 16h30. Entre os serviços disponíveis estão consulta de débitos, fornecimento de segunda via de conta, religação ou pedido de novas ligações e alterações cadastrais.

Relacionados